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Santos Brasil reporta R$ 271,7 milhões de lucro líquido em 2021

11/03/2022

São Paulo, 10 de março de 2022. ¿ A Santos Brasil encerrou o 4T21 com um crescimento de 6,3% na movimentação consolidada (vs. o 4T20), somando 321.663 contêineres em seus três terminais ¿ Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). Houve crescimento na movimentação de contêineres mesmo sobre uma base de comparação (4T20) atipicamente elevada, devido à sazonalidade tardia das importações no Porto de Santos em 2020, em razão da pandemia da Covid-19. No consolidado do ano, a Companhia movimentou 1.301.435 contêineres, um crescimento de 20,6% frente a 2020. As operações portuárias e logísticas da Santos Brasil, no ano passado, foram impulsionadas pelos maiores volumes movimentados e um mix de carga balanceado, com destaque para as importações de bens de consumo, insumos industriais, componentes automotivos, produtos químicos, farmacêuticos entre outros. As exportações de commodities também contribuíram para o ritmo acelerado nas movimentações de contêineres nos terminais da Santos Brasil. A demanda por logística se intensificou e, não fossem os gargalos nos transportes marítimo e terrestre globalmente, os volumes teriam sido ainda maiores. O Tecon Santos movimentou 287.930 contêineres no 4T21, crescimento de 7,3% YoY ¿ frente a uma queda de 2,8% do Porto de Santos no mesmo período. No consolidado do ano, a movimentação foi de 1.149.987 contêineres, o que representa um crescimento de 22,7% frente a 2021 e superior ao aumento de 10,0% registrado na movimentação de contêineres do Porto de Santos. O market share da Companhia no porto de Santos também cresceu, chegando a 39,8% (vs. 36% em 2020). No Tecon Imbituba, a movimentação de contêineres foi de 11.225 contêineres no 4T21 (+46,3% YoY). No ano de 2021, o crescimento foi de 4,6%, somando 43.581 contêineres. Em relação ao TCG Imbituba, o 4T21 registrou volume de 118.281 toneladas de carga geral (+19,8% YoY), resultado dos maiores embarques de commodities alimentícias e celulose. O Tecon Vila do Conde apresentou queda de 15,5% YoY, com a movimentação de 22.508 contêineres no 4T21. O terminal sentiu os efeitos da escassez de contêineres vazios para exportação, com represamento de embarques, além do embargo chinês à carne brasileira. No consolidado do ano, o Tecon Vila do Conde apresentou crescimento de 8%, tendo movimentado 107.867 contêineres. Na Santos Brasil Logística, o volume de armazenagem de contêineres no 4T21 totalizou 19.991 unidades (+42,4% YoY), fruto das maiores importações de contêineres cheios no Porto de Santos, inclusive com maior captação de contêineres de outros terminais para armazenagem nos CLIAs Santos e Guarujá. O Terminal de Veículos (TEV) movimentou 50.722 unidades no 4T21, uma queda de 3,4% YoY. Resultado Financeiro A Receita Líquida consolidada da Santos Brasil somou R$ 443,5 milhões no 4T21 (+70,2% YoY), resultado dos maiores volumes movimentados, melhora no mix dos serviços prestados e, principalmente, da elevação do ticket-médio em todas as unidades de negócio, principalmente no Tecon Santos. Em 2021, a Receita Líquida consolidada totalizou R$ 1,5 bilhão, um aumento de 65% em relação a 2020 e 58% superior a 2019. O EBITDA foi de R$ 158,2 milhões no 4T21 (+94,1% YoY), com margem de 35,7%. Excluindo-se os efeitos não recorrentes, o EBITDA do 4T21 somou R$ 176,2 milhões, com margem de 39,7%. Em 2021, o EBITDA totalizou R$ 564,0 milhões (+166,2% vs. 2020), com margem de 36,8%, ou R$ 578,5 milhões em base recorrente (+180,4% vs. 2020), com margem de 37,7%, em linha com o valor máximo do Guidance reportado pela Administração. No 4T21, a Santos Brasil registrou Lucro Líquido de R$ 113,8 milhões. Em 2021, o Lucro Líquido foi de R$ 271,7 milhões, revertendo prejuízo líquido de R$ 13,8 milhões em 2020. A Companhia anunciou, em 16/12/2021, o pagamento de dividendos intermediários e juros sobre capital próprio no montante total de R$ 224,2 milhões e em 09/03/2022, o pagamento de dividendos complementares de R$ 33,9 milhõe

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Terminal de Veículos da Santos Brasil bate recorde de embarques em uma única escala

04/03/2022

São Paulo, 04 de março de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, atingiu na tarde da última sexta-feira, dia 25, recorde na movimentação de veículos para exportação em uma única escala no TEV (Terminal de Veículos), em Santos. Foram 5.209 unidades embarcadas no navio Glovis Solomon, em um período de pouco mais de 24 horas. A embarcação, de bandeira sul-coreana, deixou o porto na manhã de sábado, 26. Do total de veículos, foram 5.204 leves e cinco pesados (máquinas escavadeiras, utilizadas na construção civil), que têm como principais destinos os mercados da América do Sul, como os portos de San Antonio, no Chile; Callao, no Peru; Manta, no Equador; e Buenaventura, na Colômbia. O recorde anterior havia sido de 4.207 unidades. De acordo com o gerente da unidade, Vitor Lousada, esta marca foi possível graças à capacidade operacional e de armazenamento do terminal, que tem seus processos focados principalmente na segurança da carga e de sua movimentação. O TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano. É um dos mais modernos do mundo e opera com padrões internacionais de eficiência e segurança na movimentação e armazenagem de veículos leves e pesados. O terminal é fruto de um projeto focado exclusivamente na movimentação de automóveis e rodantes de grande porte, por isso apresenta a maior produtividade do mercado brasileiro, com absoluto respeito a todas as diretrizes de qualidade e segurança determinadas pelas próprias fabricantes.

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DB Schenker fecha acordo comercial com a Santos Brasil para suas operações portuárias e de logística

23/02/2022

São Paulo, 23 de fevereiro de 2022. ¿ A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, passa a ser a provedora oficial dos serviços de infraestrutura portuária e logística da DB Schenker no porto de Santos. O armazenamento das cargas de importação e exportação por via marítima da multinacional alemã ¿ uma das maiores provedoras de logística global ¿ é realizado agora na Santos Brasil. Além da excelência operacional dos serviços prestados pela Santos Brasil, dois outros fatores foram determinantes para o estreitamento da parceria e o fechamento do novo contrato: os padrões ESG (Environmental, Social and Governance) e a agenda de transformação digital para o desenvolvimento de novos produtos. De acordo com Wagner Toffoli, diretor comercial da Santos Brasil, a convergência da cultura das duas companhias foi fundamental para o negócio. "O respeito ao meio ambiente, segurança nas operações e desenvolvimento humano, em conjunto com elevados padrões de governança corporativa, são pilares da Santos Brasil. Esses valores estão alinhados com a estratégia da DB Schenker, que tem indicadores de ESG claramente definidos e que trabalha para construir uma base sustentável e resiliente de fornecedores, que compartilhem seu compromisso". O grau de digitalização da operação da Santos Brasil e de seu foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a segurança da carga e das pessoas, aumentar a integração de informações entre as suas unidades operacionais, reduzir impactos no meio ambiente, reduzir tempo e custos da operação e agregar valor aos clientes também se mostrou um diferencial. "Além de termos uma estrutura de atendimento especial para a DB Schenker, desenvolvemos sistemas focados na necessidade do cliente. Por meio de APPs, por exemplo, a DB Schenker tem controle em tempo real de toda a operação, pode analisar os índices de eficiência, checar o posicionamento de determinado contêiner, os indicadores de gestão e puxar relatórios gerenciais. Pode também fazer transações e pagamentos pela nova ferramenta PIX, recém-implementada pela Santos Brasil, além de agendar a chegada e saída de cargas rodoviárias por meio de aplicativo especialmente desenvolvido para agilizar essas operações", afirma Toffoli. Segundo Luciana Vulcano, diretora do Produto Marítimo da DB Schenker, a decisão do contrato com a Santos Brasil se deu de forma natural, uma vez que as duas companhias comungam dos mesmos valores. "Ao escolher um fornecedor, não nos limitamos a analisar os padrões operacionais e de qualidade do serviço. Buscamos parceiros inovadores, que atuem de maneira sustentável e que, de fato, colaborem para que nosso planeta continue habitável para as próximas gerações. Só assim conseguiremos alcançar a nossa missão em sermos referência do setor em práticas comerciais responsáveis", diz. O novo contrato tem duração de dois anos e envolve os diferentes ativos da Santos Brasil no porto de Santos (Terminal de Contêineres, Terminal de Veículos, Terminal de Carga Geral e Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) em Santos e Guarujá), Centros de Distribuição em São Bernardo do Campo, bem como eventuais operações da DB Schenker nos terminais da Santos Brasil no Pará e em Santa Catarina. A operação inclui ainda o transporte pela Santos Brasil, via modal rodoviário, das cargas fracionadas de importação descarregadas em Santos até os destinos indicados pelo cliente e serviços de estufagem no caso de itens não conteinerizados.

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Santos Brasil abre Programa de Trainee com foco na formação de líderes nas áreas de operações portuárias e logística

15/02/2022

São Paulo, 15 de fevereiro de 2022 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, está com inscrições abertas (em https://traineesantosbrasil.com.br/) para o seu Programa de Trainee, com foco na formação de líderes. O salário é de R$ 8 mil, mais benefícios. São oferecidas 11 vagas. As oportunidades são para as operações portuárias e logísticas em Santos e São Bernardo do Campo (SP) e para a operação de granéis líquidos em Itaqui (MA), e são abertas a pessoas de todo o País, desde que tenham disponibilidade para mudanças de cidade/estado e viagens. Os candidatos devem ser recém-formados ¿ com até três anos de conclusão dos cursos de Engenharia, Economia, Administração de Empresas e áreas afins ¿ e ter, no mínimo, um ano de experiência corporativa. Não há limite de idade e a proficiência no idioma inglês, embora muito desejada, não é requisito obrigatório. ¿A Santos Brasil preza pela diversidade e quer, acima de tudo, avaliar competências e o potencial de desenvolvimento de cada um. No período de dois anos, os participantes serão treinados para ocupar posições de liderança, na supervisão ou coordenação, alinhados com o objetivo da Companhia para seus projetos futuros¿, afirma Marcelo Redoschi de Carvalho, diretor de Gente e Gestão. O processo seletivo inclui provas online de conhecimentos gerais e específicas (Português, Matemática e raciocínio lógico) e entrevistas. Haverá também um game digital (In Basket) em que serão avaliadas competências como resolução de problemas, learn agility (agilidade de aprendizagem), capacidade de solução sob pressão, criatividade, comunicação assertiva, planejamento de ações estratégicas e tomada de decisões, além de assessment (experiência de autoconhecimento) e avaliação do nível de proficiência no idioma inglês (requisito não obrigatório, mas desejável). O programa Para o Programa de Trainee da Santos Brasil, foi desenvolvido um planejamento de treinamentos ao longo de dois anos, em que as funções são definidas e constantemente acompanhadas pelos gestores. Haverá rotação entre áreas e diversos treinamentos para desenvolvimento de liderança e gestão de negócios. A empresa investirá no desenvolvimento do profissional, oferecendo desafios, disponibilizando mentores e interações multidisciplinares com os executivos da Companhia. Os benefícios incluem vale-alimentação, cesta básica (cartão), refeitório na unidade de trabalho, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, vale transporte, Allya e Gympass. Serviço: O que: inscrições para o Programa de Trainee da Santos Brasil. Quando: de 15 de fevereiro a 21 de março de 2022. Onde: no site do programa (https://traineesantosbrasil.com.br/). Requisitos: ser recém-formado, com até três anos de conclusão dos cursos de Engenharia, Economia, Administração de Empresas ou áreas afins; ter, no mínimo, um ano de experiência corporativa; e ter mobilidade. Salário: R$ 8 mil. Benefícios: vale-alimentação, cesta básica (cartão), refeitório na unidade de trabalho, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, vale transporte, Allya e Gympass. Duração: dois anos.

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Santos Brasil bate recorde em movimentação e armazenagem de cargas gerais em Imbituba

09/02/2022

São Paulo, 9 de fevereiro de 2022. - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, atingiu marca histórica em seu Terminal de Cargas Gerais (TCG) no porto de Imbituba (SC) em 2021, com armazenagem recorde de mais de 412 mil toneladas de cargas, um crescimento de 47% comparado ao ano anterior. Foram 412.360 toneladas armazenadas contra 280.931 toneladas em 2020, quando o TCG havia conquistado seu melhor desempenho. No ano passado, os meses de maior armazenagem foram junho, com volume de cerca de 55 mil toneladas, e novembro, que ultrapassou 74 mil toneladas. Foi a primeira vez que o TCG avançou a marca de 50 mil toneladas mensais. O crescimento anual foi puxado, principalmente, pela movimentação de celulose e produtos siderúrgicos. Para Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, esse crescimento acentuado da movimentação no TCG Imbituba "é resultado da capacidade de diversificação da Santos Brasil nesse segmento de carga geral e projetos, associada à busca incessante pela excelência na prestação de serviços logísticos com preços competitivos". O Terminal de Carga Geral de Imbituba é uma instalação portuária exclusiva, que conta com alta tecnologia e grande diversidade de operações portuárias. Dispõe de atendimento diferenciado e equipes treinadas para movimentar e armazenar cargas de alta complexidade e valor agregado, como toras de madeira, vergalhões de aço, transformadores, pás eólicas, cargas em big bags, celulose, entre outras. Tudo isso em conformidade com os mais altos padrões de segurança. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Santos Brasil patrocina 4ª temporada da Arena Verão+

28/01/2022

São Paulo, 28 de janeiro de 2022 ¿ A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, é uma das patrocinadoras da 4ª temporada da Arena Verão+, que agita as areias da Praia do Gonzaga, em Santos, até o dia 6 de fevereiro, com competições de beach soccer, beach tennis e futevôlei, além de diversas atividades para o público. A Arena Verão+ teve início no último dia 19 com torneios de calendários oficiais regionais, nacionais e até etapas mundiais disputados nas 40 quadras montadas na areia santista. Além das partidas com estrelas das três modalidades, o espaço conta com clínicas para os frequentadores vivenciarem a prática esportiva, com muita música e atividades. E neste final de semana tem decisão de futevôlei. Sábado, dia 29, às 18h30, acontece a final feminina seguida da final Legends. Já no domingo, ao meio-dia, tem a disputa do terceiro lugar e a final do Mikasa Open. No dia 6, às 11h, é a vez de conhecer o terceiro lugar e assistir à grande final do Campeonato Paulista de Beach Soccer. O incentivo ao esporte e o apoio a iniciativas que promovam o bem-estar das comunidades onde está inserida faz parte da agenda ESG (sigla em inglês que significa Ambiental, Social e Governança) da Santos Brasil, que tem o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. A Arena Verão+ está entre os projetos esportivos patrocinados neste ano pela Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e que integra o índice S&P/B3, carteira composta por um seleto grupo de empresas da B3 que possuem boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e elevados padrões de governança corporativa. O espaço segue as recomendações das autoridades locais e do Governo de São Paulo no enfrentamento à Covid-19. A entrada é gratuita e o público deve apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo ou um teste de PCR realizado nas últimas 72 horas. O uso de máscara é obrigatório.

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Santos Brasil investe em obras de drenagem e pavimentação no Tecon Vila do Conde

10/01/2022

São Paulo, 10 de janeiro de 2022 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, deu início a obras de revitalização de drenagem e pavimentação do pátio do Tecon Vila do Conde, localizado em Barcarena, a 96 km de Belém (PA). A iniciativa, com investimentos da ordem de R$ 18 milhões, vai propiciar maior velocidade de atendimento e aumento da capacidade de armazenamento do terminal. Os novos recursos complementam os investimentos de R$ 60 milhões realizados entre 2018 e 2019 para ampliação e modernização do terminal, que envolveram obras civis e novos equipamentos de pátio e cais, proporcionando aumento substancial na produtividade e elevando o nível de serviço. Segundo o gerente geral do Tecon Vila do Conde, Thiago Nishi, as obras são necessárias para melhor adequar o sistema de drenagem ao alto volume pluviométrico da região Norte e para garantir a regularidade no piso dos blocos A e B do pátio. Com a conclusão dos trabalhos, prevista para o primeiro trimestre de 2022, a Santos Brasil agrega ainda mais competitividade aos seus clientes e maior estímulo ao desenvolvimento regional, diz. Estrategicamente situado no delta do Rio Amazonas, o Tecon Vila do Conde é o único terminal da região com três guindastes portuários sobre rodas ¿ tipo Mobile Harbour Crane (MHC), que operam no cais para embarque e desembarque de contêineres ou cargas de projeto. Conta também com doze reach stakers, sendo seis novas, para movimentação de contêineres no pátio, piso intertravado no novo pátio, câmara frigorífica para inspeção de cargas refrigeradas e quatro gates de entrada (dois automatizados) e um de saída. O Terminal tem apresentado crescimento consistente ano após ano e está preparado para capturar a demanda potencial da região Norte, com um serviço confiável e de elevada produtividade. Só nos primeiros seis meses de 2021, o Tecon Vila do Conde movimentou 56.081 contêineres, volume 20% superior ao do mesmo período do ano anterior. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Santos Brasil conquista novos selos na B3

07/01/2022

São Paulo, 7 de janeiro de 2022 - As ações da Santos Brasil (SBPAR) passam a integrar mais três índices da B3: IBrX 100 e ICO2, na carteira em vigor no quadrimestre de janeiro a abril de 2022, e o recém-lançado IGPTW B3, que reúne as empresas que possuem as melhores práticas no mercado de trabalho, certificadas pela consultoria global Great Place to Work. Dois desses índices ¿ ICO2 e IGPTW B3 ¿ levam em consideração as empresas com foco em ESG (Environmental, Social & Governance), sigla em inglês que representa as práticas ambientais, sociais e de governança, ao lado dos indicadores de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e de Carbono Eficiente (ICO2 B3) de uma companhia. "A participação da Santos Brasil na carteira de mais três índices da B3, sendo dois deles focados em ESG, reflete a nossa crescente importância no mercado de capitais e o nosso compromisso na busca de uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas nas questões envolvendo sustentabilidade", afirma o diretor-presidente da Companhia, Antonio Carlos Sepúlveda. Além dos novos índices, a SBPAR já compõe o IbrA (Índice Brasil Amplo), IGC (Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada), ITAG (Índice de Ações com Tag Along Diferenciado), IGTC (Índice de Governança Corporativa Trade), IGC-NM (Índice Governança Corporativa Novo Mercado) e o SMLL (Índice Small Cap). Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade.

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Santos Brasil traça estratégia logística para a Vinho & Ponto vender até sete vezes mais no final de ano

17/12/2021

São Paulo, 17 de dezembro de 2021 - Em constante busca por soluções inteligentes para atender as demandas de seus clientes, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - desenvolveu uma estratégia especial de atendimento dos pedidos da Vinho & Ponto para abastecer suas lojas, garantindo disponibilidade de estoque, e para dar vazão ao crescimento de vendas esperado durante a Black Friday e festas de fim de ano. Em 15 dias - entre 25 de novembro e 10 de dezembro -, a empresa movimentou cerca de 60 mil garrafas de vinho, sete vezes mais que em épocas normais e o dobro do realizado no mesmo período do ano passado. As ações propostas pela Santos Brasil incluíram a contratação de colaboradores temporários, ampliação de espaço para armazenagem e redesenho do fluxo da operação para atender a demanda prevista. Além disso, todos os profissionais temporários contratados para atender o aumento da demanda neste final de ano receberam treinamento especial, já que se trata de carga frágil e de alto valor agregado ¿ expertise que a Companhia desenvolve desde 2015. A Santos Brasil é responsável por praticamente toda a cadeia logística desta operação ¿ desde o recebimento dos vinhos em seu Terminal de Contêineres no Porto de Santos, onde acontece a nacionalização dos produtos, bem como pelo transporte ao Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo (SP), onde o material é armazenado e preparado para abastecer as 36 lojas da rede. Em 2019, primeiro ano da parceria entre a Santos Brasil e a Vinho & Ponto, a operação durante a Black Friday envolveu 15 mil garrafas de vinho. Em 2020, o número saltou para 30 mil. Para se ter uma ideia, no restante do ano a movimentação diária fica em torno de 700 a 1.500 unidades. De acordo com Daniel Figuera, Gerente de Operações Logísticas da Santos Brasil, essa flexibilidade para atendimento de demandas pontuais com grandes variações é fruto do entendimento da necessidade do cliente. A partir daí, usando todas as informações que temos em nosso sistema e as previsões do cliente, planejamos e executamos a operação para que o assunto logística não seja um problema para nossos parceiros comerciais, diz. As bebidas comercializadas pela Vinho & Ponto são 100% importadas, a maioria proveniente da América do Sul (Chile e Argentina). Logística integrada A Santos Brasil oferece soluções logísticas integradas e completas do porto ao e-commerce para seus clientes. Isso envolve atividade portuária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário (com frota própria) e distribuição. Desenvolve serviços sob medida, customizados, que envolvem alto nível de complexidade. Atua com logística integrada in house e em operações 3PL (Third-Party Logistics). Com seus ativos integrados por meio de sistemas de última geração e tecnologia de ponta, a empresa opera no modelo one stop shop: cuida da carga do cliente e centraliza todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade. Com a inauguração no ano passado de um centro de distribuição butique, o CD Imigrantes - o segundo CD da Companhia na região de São Bernardo do Campo -, a Santos Brasil aumentou em cerca de 30% sua capacidade de armazém geral, ampliando a oferta de operações verticalizadas do porto ao e-commerce e também a prestação de serviços puramente logísticos. A empresa dispõe ainda de recintos aduaneiros (Clias) nas duas margens do Porto de Santos, frota própria de caminhões para transporte rodoviário, além de dez terminais portuários estrategicamente localizados no país: três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendameentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA).

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Santos Brasil investirá mais R$ 500 milhões no Tecon Santos até 2023

10/12/2021

São Paulo, 10 de dezembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, dá início à segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos. Com investimentos que somam R$ 500 milhões, a Companhia ampliará a capacidade de pátio do terminal em 600 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e a capacidade de cais em 200 mil TEUs. Após a conclusão desta segunda etapa, prevista para 2023, a capacidade total do Tecon Santos será de 2,6 milhões de TEUs por ano. Em uma terceira fase, a empresa investirá mais R$ 600 milhões até 2031 para levar o terminal a uma capacidade de 3 milhões de TEUs por ano, concluindo desta forma os investimentos de R$ 1,55 bilhão previstos no contrato de prorrogação antecipada do terminal. A primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos foi oficialmente entregue no último dia 26/11 e contou com investimentos da ordem de R$ 450 milhões. Em uma iniciativa pioneira no país, o projeto prevê a compra de equipamentos automáticos, começando com os e-RTGs (guindastes móveis) já nesta segunda fase. Contempla também instalações no prédio administrativo para realizar a operação remota, aumentando a segurança operacional, elevando a produtividade e oferecendo mais conforto aos operadores que passarão a controlar à distância os equipamentos quando a automação estiver completa, na terceira fase. Uma das principais obras previstas nesta segunda fase é a construção de um novo pátio de operações com capacidade para empilhar até seis contêineres cheios, ampliando a capacidade estática do terminal de 43.000 TEUs para 52.000 TEUs. Para dar lugar a essa nova área de armazenagem, os atuais prédios administrativos serão demolidos e a subestação de energia e as balanças serão removidas. Um novo prédio administrativo será construído ao lado da portaria terrestre, mas fora das instalações do terminal. O projeto também inclui a elevação do pé direito do atual armazém e a construção de um novo sistema de empilhamento que utilizará prateleiras porta-pallets, empilhadeiras elétricas e coletores de dados por rádio frequência (RFID) para ampliar a capacidade de armazenamento e aumentar a acuracidade na gestão do estoque. Os quatro ramais ferroviários, que atualmente contam com 400 metros de extensão, serão ampliados e passarão a ter 800 metros, permitindo a entrada de uma composição férrea inteira no terminal. As linhas férreas serão reposicionadas, bem como os gates de saída, a fim de eliminar o cruzamento entre caminhões e trens. Dentre os equipamentos que serão adquiridos destacam-se dois guindastes ship to shore (portêineres) com operação remota; três e-RTGs automáticos, 30 terminal tractors (carretas tipo reboque), empilhadeiras para contêineres vazios e empilhadeiras elétricas para os armazéns. O projeto está alinhado às metas de redução de impactos ambientais definidos pela Companhia para 2024, que estabelecem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU. Os novos equipamentos serão elétricos e com regeneração de energia. O novo prédio administrativo será construído visando maior eficiência energética, privilegiar a entrada de luz natural e aproveitar água de reuso. Já a remodelação do pátio tornará a logística mais eficiente, com ainda mais organização no fluxo, viabilizando a redução da circulação de carretas e de caminhões. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, os investimentos adicionais que estão sendo realizados no Tecon Santos garantirão que a capacidade do porto de Santos fique à frente da demanda. "Exportadores, importadores e armadores terão assegurado o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço no porto mais importante do país", diz.

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Santos Brasil lança novo site mais intuitivo e ágil

30/11/2021

Homepage tem projeto baseado nas melhores práticas de usabilidade, acessibilidade e novas funcionalidades para clientes e demais stakeholders São Paulo, 30 de novembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, completa 24 anos neste mês e comemora com a estreia do seu novo site (www.santosbrasil.com.br). Com visual e funcionalidades totalmente renovados, a plataforma tem navegação mais ágil, inovadora e intuitiva, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. Desenvolvido a partir de um layout especialmente produzido para atender aos mais diferentes públicos da empresa, e com base nas melhores tendências de usabilidade, as mudanças foram pensadas para além do design, com o desenvolvimento de novas funcionalidades e áreas específicas para clientes e demais usuários em diferentes situações, de forma simples e eficiente. Um dos conceitos trazidos é o One Page: ao clicar em uma opção do menu, o usuário não é direcionado para uma nova URL, mas para uma seção dentro da mesma página onde a navegação foi iniciada. O site ficou mais intuitivo e responsivo, com melhor qualidade de acesso pelo computador, celular ou tablet. Outra novidade é a acessibilidade: a Santos Brasil entende que o acesso integral para todos os públicos é essencial e, a partir de agora, portadores de deficiência auditiva têm à disposição no site a tradução virtual em libras. Também foi incluído o leitor de tela, que atende aos deficientes visuais. O programa vai percorrendo textos e imagens e lendo em voz alta tudo o que é encontrado na tela. As áreas dedicadas à Sustentabilidade e à Inovação, dois dos valores da Companhia, também foram renovadas. Antes denominada como Compromisso com o Futuro, chama-se agora Sustentabilidade e passa a reunir todas as iniciativas que a Santos Brasil realiza voltadas ao meio ambiente, desenvolvimento humano e social, e governança, além de permitir rápido acesso aos Relatórios de Sustentabilidade da empresa. Já a área da Inovação passa a exibir de forma clara e didática as iniciativas inovadoras desenvolvidas e implementadas, seja nas unidades de operação ou no âmbito virtual da Companhia. Para os clientes foram desenvolvidos recursos exclusivos, que podem ser acessados por meio de login na área "Conecte-se". São avisos, links para o FAQ, onde é possível tirar dúvidas e acessar documentos de forma rápida e prática por meio da Central de Ajuda. A área traz ainda informações sobre todas as soluções desenvolvidas para o cliente como o Integra Aqui, que é dedicado para APIs e suas documentações, além de aplicativos exclusivos Santos Brasil. Nas seções Lista de Atracação, Monitoramento de Gate e Recebimento de Exportação (de cada uma das unidades operacionais), o usuário poderá filtrar as informações desejadas com mais facilidade. Outra novidade é o link de acesso ao Marine Traffic, site que permite consultar a localização de uma embarcação em tempo real. À frente do projeto, Fabiola Baccarin, gerente de Customer Experience e Relacionamento com Clientes da Santos Brasil, comemora a chegada do novo site. "É mais um passo na constante busca da Companhia pela melhor experiência dos nossos stakeholders, que terão, além de um ambiente mais moderno e agradável, um conteúdo bastante informativo, com maior clareza sobre nossos ativos, nossas soluções e nossa forma de atuar", afirma.

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Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos

26/11/2021

Cerimônia, com a presença do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, marca o final das obras de extensão e aprofundamento do cais do terminal, que passa a ser o único da América do Sul com capacidade de atender simultaneamente até três navios New Panamax São Paulo, 26 de novembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, inaugurou oficialmente hoje, dia 26/11, as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no porto de Santos. A empresa conclui, desta forma, a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que somou investimentos da ordem de R? 450 milhões e agregou mais 400 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) de aumento de capacidade operacional. Além disso, o Tecon Santos passa a ser, agora, o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m - as maiores embarcações previstas para chegar ao país. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a conclusão desta primeira etapa é um marco importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o porto de Santos. "São 400.000 TEU a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos", diz. Iniciada em 2019, as obras ampliaram o cais do Tecon Santos em 220 metros, totalizando 1.510 metros. Incluíram também o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros; e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros. A primeira etapa de ampliação e modernização do terminal envolveu, além das obras civis, aquisições de equipamentos de última geração (dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio - todos já em operação) e investimentos em projetos na área de TI, que incluem a compra e implementação de um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, e a aquisição de softwares e equipamentos que permitem maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação. O total de investimentos previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R? 1,5 bilhão, em valores atualizados, até 2031, aumentando a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. "Trabalhamos com uma visão de longo prazo e nosso objetivo é sempre ter a infraestrutura pronta antes da demanda. Por isso, vamos iniciar imediatamente os investimentos da segunda fase do projeto", diz Sepúlveda. Cerimônia de inauguração A cerimônia de inauguração das obras do cais do Tecon Santos contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; do Presidente da Santos Port Authority, Fernando Biral; da vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado; do presidente da Câmara de Guarujá, José Nilton Doidão; do Secretário de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos; da Delegada da Polícia Federal em Santos, Luciana Fuschini Nave; do auditor-fiscal Cleiton Alves dos Santos João Simões, da Receita Federal, e de outras importantes autoridades, além de empresários e executivos do setor, que foram recebidos por Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, e demais diretores da Companhia.

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Parceria entre Santos Brasil e TAG Livros completa um ano com mais de 700 mil kits expedidos

18/11/2021

Serviço envolve toda a gestão logística do clube de livros e entrega ao cliente final São Paulo, 18 de novembro de 2021 - A parceria entre Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, e TAG Livros, o maior clube de livros por assinatura do país, completou um ano e ultrapassou a marca de 700 mil kits e produtos individuais expedidos em 2021. Desenhado sob medida para a TAG, o serviço prestado pela Santos Brasil, neste caso específico, não inclui operações portuárias, mas o sofisticado gerenciamento de toda a cadeia logística do cliente para assegurar a expedição dos kits de livros aos seus mais de 60 mil assinantes e clientes de e-commerce espalhados por todo o país. Todo o estoque da TAG fica concentrado com a Santos Brasil e as soluções compreendem o recebimento e armazenagem de mercadorias no Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo (SP), a separação de produtos, a montagem dos kits, a etiquetagem e a expedição. Neste primeiro ano, o volume de kits e produtos individuais expedidos teve média mensal de 60 mil e pico de 74 mil unidades conquistado em janeiro de 2021. Durante o primeiro ano da parceria, a Santos Brasil operacionalizou para a TAG campanhas de grandes proporções, com destaque para a Black Friday, que acontece anualmente em novembro, Trilhas (um novo segmento de negócios) e a operação da Grow. De acordo com Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil, a Companhia tem atuado cada vez mais em projetos logísticos com alto nível de complexidade e que não dependam exclusivamente da atividade portuária. "Temos sistemas de ponta, capacidade operacional e equipe altamente qualificada para encontrar soluções inteligentes e ágeis para os mais diversos segmentos de mercado, reduzindo custos e tempo e aumentando a segurança da operação. Agregamos valor e entregamos competitividade ao cliente", diz. Segundo Álvaro Englert, Diretor de Operações da TAG, "a parceria com a Santos Brasil se mostrou benéfica desde o primeiro mês de operação. Nos sentimos muito bem amparados para pensar em melhorias e olhar para o futuro da empresa com a segurança de que seremos atendidos por uma estrutura do tamanho dos nossos sonhos. Ficou claro, ao longo deste primeiro período, o quanto a Santos Brasil valoriza e aposta na TAG para que, a quatro mãos, criemos soluções logísticas cada vez mais sofisticadas e adequadas para os nossos associados", afirma. Logística integrada A Santos Brasil oferece soluções logísticas integradas e completas do porto ao e-commerce para seus clientes. Isso envolve atividade portuária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário (com frota própria) e distribuição. Desenvolve serviços sob medida, customizados, que envolvem alto nível de complexidade. Atua com logística integrada in house e em operações 3PL (Third-Party Logistics). Com seus ativos integrados por meio de sistemas de última geração e tecnologia de ponta, a empresa opera no modelo one stop shop: cuida da carga do cliente e centraliza todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade. Com a inauguração no ano passado de um centro de distribuição butique, o CD Imigrantes ¿ o segundo CD da Companhia na região de São Bernardo do Campo -, a Santos Brasil aumentou em cerca de 30% sua capacidade de armazém geral, ampliando a oferta de operações verticalizadas do porto ao e-commerce e também a prestação de serviços puramente logísticos. A empresa dispõe ainda de recintos aduaneiros (Clias) nas duas margens do Porto de Santos, frota própria de caminhões para transporte rodoviário, além de dez terminais portuários estrategicamente localizados no país: três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arremat

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Santos Brasil reporta lucro líquido de R$66,6 milhões no terceiro tri

10/11/2021

Movimentação de contêineres nos três terminais portuários da Companhia apresentou volume 26,4% superior em relação ao mesmo período do ano anterior São Paulo, 10 de novembro de 2021 - A Santos Brasil fechou o 3T21 com um aumento de 26,4% no volume de contêineres movimentados, com 321.448 unidades em seus três terminais portuários frente ao mesmo intervalo de 2020. O resultado foi conquistado apesar dos atuais desafios enfrentados na logística global e na cadeia de suprimentos que, intensificados pela demanda persistente na maior parte dos mercados globais, provocaram choques na oferta de navios e contêineres utilizados na circulação de bens e mercadorias, reduzindo assim o volume potencial do 3T21. Apesar de ter verificado uma peak season mais branda do que a inicialmente esperada, o Tecon Santos teve crescimento de 30,7% ano contra ano na movimentação de contêineres, com 280.851 unidades, superando no 3T21 o registrado no Porto de Santos (+13,5%). O destaque no terminal santista foi o volume de contêineres cheios de importação, com alta de 69,1% (ano contra ano). No Tecon Vila do Conde (PA) foi apurado no 3T21 um total de 29.278 contêineres operados, aumento de 11,1% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, com crescimento expressivo da cabotagem (mais 30,3% frente ao 3T20) e um bom desempenho também na navegação de longo curso (mais 3,4% contra o 3T20). O Tecon Imbituba registrou queda de 13% (ano contra ano) no volume movimentado de contêineres, com 11.319 unidades, reflexo do menor transporte de carga via cabotagem. Já o TEV registrou a movimentação de 42.169 veículos (+9,0% ano contra ano), sendo a exportação 3,6% maior frente ao 3T20 e a importação tendo crescimento de 107,8% em relação ao 3T20. No 3T21, a Santos Brasil Logística armazenou 19.282 contêineres (+90,1% ano contra ano), resultado das importações crescentes no Porto de Santos, considerando a captação de contêineres de outros terminais para armazenagem nos CLIAs, principalmente. O impacto positivo das importações para a SBLog ocorre nos serviços de armazenagem alfandegada e na prestação de diversos outros serviços integrados à cadeia de suprimentos dos clientes, como operações de entreposto aduaneiro, cross-docking, gestão de estoque, distribuição, transporte, entre outros. Na comparação com o 2T21, o volume armazenado da SBLog registrou aumento de 16,3%. Em relação aos três terminais de líquidos em Itaqui/MA, arrematados no início do ano, a Companhia apresentou o Plano Básico de Instalação dos investimentos, que está sob análise da Autoridade Portuária (EMAP), e está em andamento com a contratação da engenharia básica e conceitual - necessárias ao licenciamento das áreas - e, também, com o registro da Santos Brasil perante a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, agência reguladora que autoriza a movimentação e a armazenagem de combustíveis. A Companhia persegue a sua estratégia de iniciar as operações dos dois terminais brownfield ao longo de 2022, antecipando a execução do plano de negócios original. Os resultados financeiros mostraram que a receita líquida somou R$396,6 milhões (+80,0% frente ao 3T20), reflexo do crescimento de volume e melhora de mix em todas as unidades de negócio e, também, do aumento do ticket-médio, principalmente no Tecon Santos, resultado da renegociação de contratos com armadores. Comparado ao 3T19, base sem impactos da pandemia da Covid-19, a Receita Líquida do 3T21 cresceu 58,5%. Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil, comenta que o balanço poderia ter sido ainda melhor, se a cadeia de suprimentos global não estivesse tão estressada. É um resultado forte, tanto do ponto de vista de volume como do próprio resultado financeiro em si. Ou seja, é um resultado sólido para a companhia, mas poderia ter ido além. Estávamos preparados para fazer volumes acima de 100 mil contêineres ao mês no Tecon Santos -

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Santos Brasil conquista novo serviço da CMA CGM

04/11/2021

Acordo prevê a operação de cabotagem no Tecon Santos de linha de navegação que conta com duas embarcações e escalas quinzenais São Paulo, 04 de novembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, firmou acordo com o armador francês CMA CGM para a operação de um novo serviço no Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. Batizado de NEW NEXCO, o serviço será de cabotagem, ou seja, navegação costeira, e operado pela Mercosul Line, subsidiária dos franceses no país. A nova linha de navegação contará com dois navios porta-contêineres, o CMA CGM Aristote e o CMA CGM Fort St. Georges, com capacidade para 1.700 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), e 2.200 TEU, respectivamente. As escalas serão inicialmente quinzenais e os navios farão a rota Santos, Salvador, Suape, Manaus, Suape e Santos. Segundo Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o serviço está programado para ter início na primeira quinzena de novembro e deverá movimentar em torno de 30 mil contêineres por ano no terminal. "Esse acordo firmado com a Mercosul Line fortalece ainda mais a relação entre a Santos Brasil e o armador CMA CGM, cliente da companhia e do terminal desde 1997, ao mesmo tempo que nos revela uma mostra adicional da força e grandeza dessa operação de cabotagem ao longo de toda costa brasileira, uma atividade que vem crescendo cerca de 11% ao ano na última década." Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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