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Movimentação consolidada da Santos Brasil no trimestre cresce 11,3%, somando 357,7 mil contêineres

10/11/2022

São Paulo, 09 de novembro de 2022. A Santos Brasil encerrou o 3T22 com um crescimento de 11,3% (em relação ao 3T21) na movimentação consolidada de seus três terminais de contêineres - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), somando 357.732 unidades. Esse volume foi impulsionado pela sazonalidade prevista para o trimestre, período em que a indústria e o varejo intensificam a importação de insumos e bens de consumo para atender a demanda nas vendas de final de ano. O Tecon Santos movimentou 315.658 contêineres, alta de 12,4% frente ao mesmo período do ano passado, reflexo da sazonalidade, com aumento dos volumes de longo curso (12,4%), impulsionado tanto pela importação quanto pela exportação, e de cabotagem (12,1%). No Tecon Imbituba a movimentação foi de 14.649 contêineres no trimestre, alta de 29,4%, mantendo a tendência de crescimento da cabotagem observada desde o início de 2022, impulsionada pelos embarques de arroz. Já o TCG operou 21.348 toneladas de cargas gerais, queda de 70,3% versus o mesmo período do ano passado, devido à redução de embarques de celulose para exportação. O Tecon Vila do Conde registrou movimentação de 27.425 contêineres no 3T22, queda de 6,3% se comparado ao 3T21, ainda reflexo da disponibilidade reduzida de contêineres vazios necessários para a exportação de cargas no porto, em função dos gargalos logísticos globais. Observa-se, no entanto, uma recente normalização dessa situação. No 3T22, a armazenagem de contêineres na Santos Brasil Logística alcançou 19.474 unidades (elevação de 1,0%), resultado positivo quando comparado à forte base do 3T21, quando se registrou fluxo de importação intenso em razão do processo de recomposição de estoques da indústria e do varejo pós pandemia. Os serviços de logística integrada continuam em trajetória crescente, a exemplo das operações de entreposto aduaneiro, cross-docking, gestão de estoque, distribuição, entre outros. O TEV movimentou 76.619 veículos no 3T22, crescimento de 81,7% frente ao mesmo trimestre do ano passado, com 67.816 unidades exportadas (+78,2%) e 8.803 importadas (+114,5%). No período, registrou-se incremento nas exportações de máquinas agrícolas e equipamentos para o setor de construção civil em relação ao 3T21. Os veículos pesados representaram 8,0% do volume total. A receita líquida consolidada da Santos Brasil no 3T22 cresceu 31,6% se comparada ao 3T21, somando R$ 521,9 milhões, alavancada, principalmente, pelo aumento do ticket-médio em todas as unidades de negócio, com destaque para o Tecon Santos, fruto de renegociações contratuais nos serviços de cais e armazenagem. O EBITDA somou R$ 215,4 milhões no 3T22, alta de 41,7% versus o 3T21, sendo esse o novo recorde trimestral da Companhia desde 2012. A margem EBITDA foi de 41,3%. Em base recorrente, o EBITDA somou R$ 215,6 milhões. O lucro líquido no trimestre foi de R$ 109,7 milhões (crescimento de 64,5% frente ao 3T21), com margem líquida de 21,0%. No acumulado dos nove meses do ano, o lucro líquido da Companhia totalizou R$ 306,4 milhões, com margem líquida de 20,9%. No 3T22, os investimentos somaram R$ 110,6 milhões, em continuidade aos projetos de expansão, modernização e melhorias nas unidades de negócio, com destaque para o Tecon Santos, Tecon Vila do Conde e os terminais de granéis líquidos em Itaqui, além de investimentos para o aumento da capacidade e eficiência nas operações da Santos Brasil Logística. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores, a estratégia da Companhia tem sido executada com muito sucesso. "Vamos passar por um ciclo longo de crescimento de resultados e expansão de margem. Temos uma cultura de disciplina financeira e de controle de custos e há anos estamos nos preparando para operar volumes crescentes. Essa empresa vai gerar caixa capaz de remunerar acionistas, de continuar investindo e de aproveitar as oportunidades de mercado, sem sobre alavancagem".

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Mais um gigante no porto: Tecon Santos recebe segundo navio de 347m em 15 dias

08/11/2022

São Paulo, 08 de novembro de 2022. O Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, recebe hoje (8) o navio APL Yangshan (CMA CGM), a segunda embarcação de 347 metros de comprimento a atracar no terminal santista em um intervalo de 15 dias. A operação de descarga teve início às 14h30 e deve movimentar 1.916 contêineres. Em 24 de outubro, o Tecon Santos recebeu o CMA CGM Vela, maior navio a atracar na costa leste da América do Sul, inaugurando uma nova era para o comércio exterior brasileiro. Com o mesmo tamanho ¿ o equivalente a nove estátuas do Cristo Redentor ¿, o APL Yangshan é o segundo da classe New Post Panamax a atracar no País pelo porto de Santos e tem capacidade de 10.642 TEUs (unidade equivalente a 20 pés). A Santos Brasil vem se preparando há anos para receber esse tipo de embarcação, que tende a chegar com cada vez mais frequência ao porto de Santos. Entre 2019 e 2021, a empresa investiu cerca de R$ 450 milhões na primeira fase do projeto que ampliou o cais do Tecon e se tornou a primeira companhia na América do Sul capaz de receber simultaneamente três navios de 366m. No total estão previstos investimentos de R$ 1,5 bi até 2031 no terminal, sendo cerca de R$ 500 milhões na segunda fase, que envolve obras de pátio e compra de equipamentos para aumentar a capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões até 2023, e mais cerca de R$ 600 milhões até 2031 para aumentar a capacidade do terminal para 3 milhões de TEUs. De bandeira de Singapura, o APL Yangshan deixa o Porto de Santos na tarde de quarta-feira (9) em direção aos portos do Sul do Brasil.

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Santos Brasil celebra 25 anos preparada para enfrentar os desafios do futuro

01/11/2022

A Santos Brasil completa 25 anos neste mês de novembro e celebra a data reforçando seu compromisso com a elevação da competitividade do comércio exterior brasileiro e com as demandas da sociedade moderna, buscando ser cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance). Criada em 1997 para operar o Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, a empresa atua para encurtar a distância de um produto entre o porto e a casa do consumidor, agregando valor por meio de uma operação eficiente, segura e responsável. Pautada por uma visão de longo prazo e voltada aos desafios que estão sendo impostos para o futuro, a Santos Brasil procura estar à frente de seu tempo, com uma oferta de serviços que sejam bem aceitos pela sociedade, clientes e usuários do porto. Não por acaso, o Tecon Santos foi o terminal escolhido para receber, no último dia 24 de outubro, o maior navio porta-contêineres a escalar em Santos. "Enxergamos que haveria aumento do tamanho das embarcações e nos antecipamos às necessidades do porto ampliando a capacidade do nosso terminal para receber com eficiência essa nova geração de navios. Vínhamos nos preparando para esse momento há anos", diz Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil. Listada no Novo Mercado da B3, a Companhia já investiu mais de R$ 9 bilhões em aquisições, expansões, equipamentos, tecnologia e pessoas, tornando-se referência em operações portuárias e logística e um importante player em infraestrutura. Responde por cerca de 18% de toda a movimentação de contêineres do país, mas vai além do contêiner e atua também com veículos, carga geral e granéis líquidos. Por meio da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. Sua estratégia de crescimento está focada em três principais frentes ¿ contêineres e carga geral, logística integrada e granéis líquidos. No suporte a esses vetores de crescimento estão seis dimensões de negócio fundamentais na Companhia: experiência do funcionário, experiência do cliente, ESG, tecnologia e inovação, disciplina financeira e expertise regulatória. A atuação da Santos Brasil em granéis líquidos teve início em abril de 2021, quando arrematou em leilão na B3 três terminais em Itaqui (MA), porto que é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial ligado ao crescimento do agronegócio. A empresa já teve autorização da ANP para operar primeiro terminal de granéis líquidos. No total, estão previstos investimentos de mais de R$ 500 milhões em Itaqui. A unidade, quando estiver operando 100%, terá capacidade nominal de 201 mil m3. Inovação e sustentabilidade Em contêineres, a Companhia atua nos portos de Santos (SP), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC). Só no Tecon Santos, a empresa investiu R$ 450 milhões entre 2019 e 2021 na primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal. Na segunda fase, que está em andamento, serão mais R$ 500 milhões em obras de pátio e compra de equipamentos para elevar a capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,6 milhões até 2023. Na última etapa, serão investidos R$ 600 milhões até 2031, aumentando a capacidade para 3 milhões de TEUs. Em uma iniciativa pioneira no país, o projeto prevê a compra de equipamentos automáticos, elétricos e com regeneração de energia, começando com os e-RTGs (guindastes móveis) para realizar a operação remota, aumentando a segurança, elevando a produtividade e oferecendo mais conforto aos operadores que passarão a controlar à distância os equipamentos quando a automação estiver completa. Os primeiros oito já foram comprados e chegam no final de 2023. No futuro, todo o pátio do terminal funcionará com esse tipo de tec

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Programa de Estágio oferece vagas em unidades do estado de São Paulo e Barcarena (PA)

31/10/2022

São Paulo, 31 de outubro de 2022. A Santos Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2023, que contará com processo seletivo gamificado via plataforma Gupy. As vagas são para as unidades da Companhia nas cidades de Guarujá, Santos e São Paulo, todas no estado de São Paulo, além de Barcarena, no Pará. Podem participar estudantes do Ensino Superior devidamente matriculados em instituição reconhecida pelo MEC (bacharelado/licenciatura), com formação nas áreas de Humanas e Exatas prevista entre julho e dezembro de 2024. Visando promover e ampliar a representatividade de todos os públicos, a Santos Brasil busca e incentiva a diversidade de gênero, orientação sexual, classe, raça/etnia, gerações e pessoas com deficiências em suas unidades. A Companhia, que é referência em operações portuárias e logísticas, oferece bolsa-auxílio de R$ 1.250 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.350 no segundo ano, além de benefícios como assistência médica; vale-transporte; seguro de vida; parceria com a Gympass para acesso a diversas academias conveniadas; programa estruturado de desenvolvimento; acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis; e formação Yellow Belt Six Sigma no segundo ano de estágio. Também é disponibilizada refeição no local (para unidades com refeitório), vale refeição (para unidades sem refeitório ou modelo híbrido) e vale-alimentação (somente para modelo de home office da area de TI Sistemas). A carga horária é de seis horas diárias (de segunda a sexta-feira). Para Marcelo Redoschi de Carvalho, diretor de Gente e Gestão da Santos Brasil, o objetivo do Programa de Estágio, que é uma das portas de entrada da Companhia, vai além da identificação e contratação de talentos com visão inovadora, criativa e diversa. "Vamos formar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento da Santos Brasil, uma empresa que está continuamente se modernizando e introduzindo novas tecnologias. Além disso, buscamos contribuir socialmente para a formação de novas gerações de profissionais, já que, na Companhia, esses estagiários terão muitas oportunidades para crescimento profissional e pessoal". Processo seletivo O processo seletivo inclui cadastro, teste de Português, teste de raciocínio lógico, teste de Inglês (é desejável nível intermediário), vídeo-entrevista, triagem inicial, dinâmica virtual em grupo (jogo digital), entrevista com o RH, painel virtual com gestores e entrevista com o gestor ou gestora. A fase admissional, com exames, entrega de documentação e assinatura de contrato, está prevista para acontecer entre 23 de dezembro e 24 de janeiro de 2023. O início das atividades será em 6 de fevereiro. Na Companhia, os selecionados atuarão nas seguintes áreas: gente e gestão, inteligência de mercado, pricing, relações com investidores, suprimentos, projetos, qualidade, sustentabilidade, excelência de gestão, planejamento operacional, infraestrutura e tecnologia da informação.

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Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Anuário Época Negócios 360°

11/10/2022

São Paulo, 11 de outubro de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, conquistou o primeiro lugar entre as melhores empresas de infraestrutura do país, na edição 2022, do Anuário Época Negócios 360°. A Companhia se destacou ainda com o primeiro lugar na dimensão Visão de Futuro e segundo em Governança Corporativa, Responsabilidade Socioambiental e Inovação no setor de infraestrutura. No ranking geral, que reúne 420 empresas, a Santos Brasil ficou na 28ª colocação. O anuário Época Negócios 360° é realizado em parceria técnica com a Fundação Dom Cabral e analisa as companhias a partir dos aspectos Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Responsabilidade Socioambiental, Inovação e Gestão de Pessoas. Tem como objetivo identificar e difundir as melhores práticas empresariais no Brasil, incentivar a formação de uma comunidade de negócios comprometida com a busca da excelência e apontar as melhores empresas do país. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, conquistar o primeiro lugar em infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° é especialmente significativo, uma vez que, além da performance financeira, o prêmio avalia outras cinco dimensões muito importantes do negócio. "É o reconhecimento de que a Companhia, que fará 25 anos em novembro, gera valor atuando em sintonia com as demandas da sociedade moderna, buscando ser cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG", diz.

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Santos Brasil dá início às obras para ampliar em 24% a capacidade de armazenagem do Clia Santos

05/10/2022

São Paulo, 05 de outubro de 2022. A Santos Brasil deu início às obras de remodelação de um dos cinco armazéns de cargas do seu Centro Logístico Industrial Aduaneiro - Clia Santos. A iniciativa, que tem investimentos da ordem de R$ 12 milhões, vai aumentar em quase 24% a capacidade de armazenagem em paletes do Clia, que passará das atuais 5.524 posições paletes para 6.824 no total após a conclusão do projeto, prevista para abril de 2023. Além do investimento na verticalização do Armazém 1, a Santos Brasil também está desenvolvendo um novo sistema de gestão, que trará considerável ganho de produtividade aos fluxos logísticos internos do Clia. Com as mudanças, a Companhia aumentará a qualidade e a oferta de seus serviços de armazenagem, estufagem e desova de contêineres. Para Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, os novos investimentos no Clia Santos permitirão a expansão da atuação da Companhia em operação de armazenagem, ampliando a capacidade logistística do porto de Santos e atendendo à crescente demanda por esse tipo de serviço. "Os investimentos promoverão maior escala na oferta de serviços da Santos Brasil Logística ao mercado de carga fracionada alfandegada. Teremos um armazém ´estado da arte´ e sistemas e processos que garantirão alto nível de eficiência e segurança, assegurando a qualidade da experiência do cliente", diz. Localizado na Marginal da Via Anchieta, com fácil acesso às rodovias que ligam o porto ao principal polo consumidor brasileiro, o Clia Santos é um terminal alfandegado que integra a estrutura de logística da Santos Brasil. Ocupa uma área de 65 mil m² e conta com pátio descoberto para armazenagem de contêineres dry e reefers e cinco armazéns onde são acondicionados diversos tipos de cargas de múltiplos segmentos. Desenvolve atividades de carga e descarga, movimentação e armazenagem de contêineres, cargas gerais e de produtos químicos, além de serviços como desova, estufagem, cross-docking, etiquetagem e selagem. Logística integrada A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos ¿ o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, é a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes. A empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o País. Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do País com logística integrada do porto ao e-commerce. A Santos Brasil atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Por meio da Santos Brasil Logística oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

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Santos Brasil obtém autorização para operar terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

14/09/2022

Santos Brasil obtém autorização para operar terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA) São Paulo, 14 de setembro de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, acaba de conquistar a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar o TGL 3, seu primeiro terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA), que é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel, o terminal tem conexões com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário e é um dos três terminais arrematados pela Companhia em leilão realizado na B3 em abril do ano passado ¿ dois brownfields (que estavam em operação) e um greenfield, com início de operação previsto até 2026. A Santos Brasil segue trabalhando pela obtenção da licença para início das operações de seu segundo terminal brownfield, o TGL 1, e também no projeto da terceira área arrematada, o que irá ampliar a capacidade de armazenamento e melhorar o nível de serviço aos clientes. Combinadas, as outorgas somaram R$ 157,3 milhões. O prazo de cada arrendamento é de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos. As três áreas totalizarão 201 mil m³ de capacidade nominal, depois de executados os investimentos previstos em ampliação de capacidade, cujo CapEx pode superar R$ 500 milhões.

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Allink Neutral Provider renova contrato com a Santos Brasil

05/09/2022

São Paulo, 05 de setembro de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, teve contrato renovado e segue como provedora de 100% dos serviços de logística portuária, no Porto de Santos, da Allink Neutral Provider, empresa reconhecida por sua experiência e tradição na consolidação de carga LCL (Less Container Load) e no aéreo. A parceria, iniciada em 2017, está alinhada ao planejamento estratégico da Companhia, que tem na logística multimodal um dos seus pilares de crescimento, ampliando a oferta de serviços para além do porto e se consolidando como uma operadora logística que vai do porto ao e-commerce. A movimentação e armazenagem das cargas, o transporte rodoviário entre portos (DTAs), além dos processos de consolidação e desconsolidação, fazem parte do escopo de trabalho da Santos Brasil, que é marcado pela excelência operacional e segurança ao fluxo de mercadorias. Para o diretor Comercial Freight Forwarders & NVOCC da Santos Brasil, Wagner Toffoli, as operações com a Allink trouxeram ainda mais inovação e um novo patamar de qualidade operacional à Companhia. "Entramos em um novo ciclo estratégico para este mercado, buscando nos consolidar como líderes no segmento Freight Forwarders e NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier). Neste sentido, estamos investindo fortemente na expansão e verticalização de nossos armazéns no Porto de Santos, que inclui os Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias Santos e Guarujá) e o próprio Tecon Santos, bem como focando no ganho de produtividade pela melhoria de processos, inovação e tecnologia", diz. O novo contrato entre Santos Brasil e Allink tem duração de quatro anos, podendo ser renovável, e consolida a parceria firmada entre duas empresas que comungam os mesmos valores e atuam com o mais elevado padrão de governança corporativa e compliance.

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Santos Brasil investirá R$ 120 milhões no Tecon Vila do Conde

31/08/2022

São Paulo 31 de agosto de 2022. A Santos Brasil vai investir cerca de R$ 120 milhões no Tecon Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará, em obras de expansão e na compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar em quase 40% a capacidade do terminal, dos atuais 217 mil TEUs/ano para 300 mil TEUs/ano em 2025. O novo ciclo de investimentos engloba a expansão do terminal em 20 mil m², totalizando 108 mil m², com o adensamento de uma nova área que será usada como pátio de contêineres vazios, cujas obras de pavimentação, drenagem e iluminação já se iniciaram e devem ser concluídas em 90 dias. Inclui, ainda, a verticalização do armazém existente, com elevação do telhado e estantes que permitirão elevar em cerca de 20% a capacidade de armazenamento e a ampliação da área para contêineres refrigerados em 55%, totalizando 450 tomadas. A melhoria na infraestrutura dos gates e do prédio administrativo também está prevista. No que se refere a equipamentos, os investimentos estão focados na compra de 5 empilhadeiras reach stackers, 1 MHC (Mobile Harbour Crane - guindaste portuário sobre rodas), 2 terminal tractors, 3 caminhões, 3 semirreboques, 3 empilhadeiras (uma de 7 toneladas e duas 4 toneladas) e dois guindastes rodoviários. Essas aquisições complementam o atual parque da Companhia e aumentam a capacidade e produtividade do terminal, não apenas na movimentação de contêineres, mas também na movimentação de carga de projeto, que tem apresentado crescimento significativo. Entre 2018 e 2019, a Santos Brasil investiu R$ 60 milhões na ampliação e modernização do terminal e, na última quinzena de julho, a empresa concluiu as obras de revitalização de drenagem e pavimentação do pátio já existente, que somaram mais R$ 24 milhões em investimentos. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, com todos esses investimentos o Tecon Vila do Conde ganha uma nova dimensão. ¿Teremos um salto de produtividade e de qualidade de serviço, além de um significativo aumento de capacidade. É um marco para o desenvolvimento regional¿, diz. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com um enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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Estão abertas as inscrições para o 1º Edital de Investimento Social Incentivado da Santos Brasil

25/08/2022

São Paulo, 25 de agosto de 2022. Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o primeiro Edital de Investimento Social Incentivado da Santos Brasil, destinado ao patrocínio de projetos e eventos culturais, esportivos e de educação profissional, complementar e ambiental. Os projetos e eventos devem contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a Santos Brasil está presente: Barcarena (PA); Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC) e São Luís (MA). Serão priorizadas iniciativas voltadas aos grupos historicamente minorizados: crianças e adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) e população LGBTQIA+. As organizações interessadas devem apresentar suas propostas para o processo de seleção por meio da plataforma Prosas, sistema que conecta patrocinadores e empreendedores sociais. Não há limite máximo de propostas por organização. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de direito privado, de pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, de Conselho de Direitos e de Organizações Pública. A seleção será norteada pelas Políticas de Investimento Social, de Compliance e de Sustentabilidade da Companhia. Os projetos e eventos selecionados serão divulgados em novembro, para execução em 2023. Os recursos são provenientes de leis de incentivos fiscais nos âmbitos federal e municipal.

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Santos Brasil fecha a compra de novos portêineres e empilhadeiras  para o Tecon Santos

23/08/2022

São Paulo, 23 de agosto de 2022. A Santos Brasil fechou a compra de dois portêineres (guindastes sobre trilhos para operação de navios de contêiner) de última geração e de duas empilhadeiras de contêineres vazios. Estes equipamentos somam R$ 130 milhões e fazem parte da segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, que prevê investimentos de R$ 540 milhões e aumentará a capacidade do terminal santista de 2,4 milhões de TEUs/ano para 2,6 milhões em 2023. Estas são as primeiras de uma série de compras de equipamentos que deve ser realizada neste ano pela Companhia. Os novos portêineres, adquiridos da empresa chinesa ZPMC, têm 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança; capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo e até 100 toneladas de carga. Eles se somarão aos oito ZPMCs já existentes no Tecon Santos, perfazendo um total de dez e aumentando a produtividade, eficiência e flexibilidade operacional. Assim como os demais portêineres que atualmente operam no terminal, estes também terão a tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres) para identificar a numeração dos contêineres, agregando segurança, velocidade e precisão à operação. Além disso, igualmente aos dois portêineres recebidos em 2020, terão a tecnologia TPS (Truck Position System ¿ sistema de posicionamento de carretas), que define de forma precisa o local de parada das carretas para as movimentações de embarque e descarga. As duas novas empilhadeiras de contêineres vazios compradas são fabricadas pela Kalmar e têm capacidade de nove toneladas. A aquisição eleva de seis para oito a frota em operação no Tecon Santos destes equipamentos para recebimento e entrega de contêineres vazios, incrementando a capacidade tanto para o atendimento ao navio como para o fluxo de carretas que depositam ou retiram contêineres do terminal. A previsão de entrega dos portêineres é para outubro de 2023 e a das empilhadeiras, para novembro deste ano. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a Companhia já está analisando também modelos de guindastes móveis elétricos (e-RTGs), terminal tractors e empilhadeiras. Tudo isso, em conjunto com a remodelação do pátio, a elevação do pé direito do armazém e o uso de muita inteligência artificial, elevará significativamente a nossa capacidade, garantindo que o Porto de Santos fique à frente da demanda, diz. A primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos foi oficialmente entregue em dezembro do ano passado. Em uma terceira fase, a empresa investirá mais R$ 600 milhões até 2031 para levar o terminal a uma capacidade de 3 milhões de TEUs por ano, concluindo desta forma os investimentos de R$ 1,55 bilhão previstos no contrato de prorrogação antecipada do terminal. O projeto está alinhado às metas de redução de impactos ambientais definidos pela Companhia para 2024, que estabelecem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU.

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Santos Brasil lança 1º Edital de Investimento Social Incentivado

19/08/2022

São Paulo, 19 de agosto de 2022. A Santos Brasil lança hoje (19) seu primeiro edital de Investimento Social Incentivado, com foco no patrocínio de projetos e eventos com recursos provenientes de leis de incentivos fiscais nos âmbitos federal e municipal. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a Santos Brasil está presente: Barcarena (PA); Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC) e São Luís (MA). As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro por meio da plataforma Prosas, sistema que conecta patrocinadores e empreendedores sociais auxiliando na seleção e avaliação das propostas. Os projetos e eventos culturais, esportivos e de educação profissional, complementar e ambiental escolhidos serão divulgados em novembro deste ano, para execução em 2023. Não há limite máximo de apresentação de propostas por organização. A seleção será norteada pela Política de Investimento Social da Companhia, de acordo com sua Visão, Missão e Valores, além das Políticas de Sustentabilidade e Compliance estabelecidas. A Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, o lançamento do edital na plataforma Prosas vai ajudar a expandir a atuação dos incentivados para outras regiões onde a empresa atua e a garantir ainda mais transparência aos processos de governança que dizem respeito a patrocínios e doações. "Adotar políticas corporativas em consonância com um futuro mais igualitário e sustentável é um caminho sem volta. E esta iniciativa faz parte de uma mudança importante na reestruturação de gestão do investimento social da Santos Brasil, que vai propiciar mais agilidade, eficiência e a possibilidade de mapearmos novos projetos que estejam alinhados aos valores e missões da Companhia", diz. O foco de atuação do investimento social da Santos Brasil prioriza os projetos voltados à inclusão e ao empoderamento de grupos historicamente minorizados nas cidades onde estão instaladas as operações e escritórios da Companhia, abrangendo critérios socioeconômicos, de equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência (PCDs) e população LGBTQIA+. As leis de incentivos fiscais aplicáveis à Companhia no âmbito federal são: Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991); Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006); Lei de Incentivo aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990); Lei de Incentivo aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (Lei 12.213/2010); Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da PCD). Já as municipais são Promifae (esportes) em Santos e Guarujá; Promicult (Cultura) em Santos e Procult (Cultura) e Proesporte (esporte) em Imbituba. Serviço: O que: Inscrições para o primeiroedital de Investimento Social Incentivado da Santos Brasil. Quando: de 19 de agosto a 30 de setembro de 2022. Onde: plataforma Prosas. Quem pode se inscrever: projetos e eventos executados diretamente por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de direito privado, de pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, de Conselho de Direitos e de Organizações Pública, devidamente regularizadas e obedecendo ao ordenamento legal vigente. Áreas de atuação: nas cidades de Barcarena (PA); Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC) e São Luís (MA), onde a Santos Brasil está presente.

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Santos Brasil Logística expande capilaridade para o Aeroporto Internacional de BH

15/08/2022

São Paulo, 15 de agosto de 2022. A Santos Brasil acaba de firmar um acordo comercial com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e passa a ser sua nova provedora de serviços de logística integrada no Porto de Santos. A operação, que terá início nos próximos dias, envolve o transporte rodoviário de carga fracionada (modelo DTA Hub), com frequência semanal, conectando o aeroporto mineiro e o porto santista. Inclui, ainda, entrega e retirada de mercadorias em todo o porto e armazenagem e desova no Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) da Companhia, em Santos. Com a parceria, a Santos Brasil Logística expande sua capilaridade para as regiões do Sul de Minas Gerais e capital mineira, atendendo o Hub Logístico Multimodal do aeroporto, que receberá investimentos da ordem de R$ 30 milhões ao longo deste ano para ampliar sua capacidade de recebimento de carga. Esse novo contrato está alinhado ao planejamento estratégico da Companhia, que tem na logística multimodal um dos seus pilares de crescimento, ampliando a oferta de serviços para além do porto e se consolidando como uma operadora logística que vai do porto ao e-commerce. Para Wagner Toffoli, diretor Comercial Freight Forwarding & NVOCC da Santos Brasil, a parceria com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte também eleva a competitividade no mercado mineiro. Com o foco inicial nas operações LCL (Less Container Load), acreditamos que esse novo serviço nos conecta à estratégia de diversificação e expansão de negócios de nossos clientes Freight Forwarders e NVOCCs (Non-Vessel Operating Common Carrier), nos consolidando como o provedor logístico com maior portfólio do segmento, diz. Já para Marcelo Farias, gestor do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, a parceria fortalece ainda mais o conceito de multimodalidade, consolidando o aeroporto com um centro de soluções em logística de cargas, pronto para oferecer soluções por céu, terra e mar. Temos uma localização geográfica estratégica, no coração do Brasil, que nos conecta a 70% do PIB nacional em apenas uma hora de voo e, utilizando uma das maiores malhas rodoviárias e ferroviárias do país, conectamos de forma eficiente e rápida o estado de Minas Gerais com outras três regiões do país, sendo o único estado que faz fronteira com seis outros, além do Distrito Federal. Temos um sítio aeroportuário dotado de uma infraestrutura robusta que abriga, ainda, o primeiro e único Aeroporto Industrial do Brasil, fomentando a industrialização e as exportações na Região Metropolitana de Belo Horizonte, oferecendo incentivos fiscais para quem se instalar lá. Temos certeza que estar junto com a Santos Brasil nos levará a um próspero caminho, ressalta. Atuação da Santos Brasil Operando no modelo one stop shop, a Santos Brasil atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics), com atividades sob medida, que envolvem alto nível de complexidade. Cuida da carga do cliente do porto ao destino final, centralizando todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade. A qualidade dos seus ativos e a conectividade e sincronicidade entre eles têm sido fator determinante para o sucesso da verticalização das atividades da empresa, encurtando tempo, distâncias e apoiando o progresso da cadeia de supply chain dos seus clientes. Além de terminais portuários estrategicamente localizados no país (sendo um deles o Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul), a Santos Brasil conta com dois centros de distribuição em São Bernardo do Campo (CD São Bernardo e CD Imigrantes), dois Clias (armazéns alfandegados na Baixada Santista) e 140 caminhões próprios. A empresa atende hoje a mais de 9 mil clientes, dos diversos segmentos econômicos, tais como químico, automotivo, farmacêutico, alimentício, bens de consumo e agronegócios entre outros.

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TEV recebe maior lote de veículos elétricos de sua história

10/08/2022

São Paulo, 10 de agosto de 2022. O TEV (Terminal de Veículos) da Santos Brasil recebeu no último dia 2 de agosto o maior lote de veículos elétricos de sua história. Foram 324 unidades desembarcadas do navio Grande Sapphire. Para o início de setembro já está previsto um novo lote com 430 veículos no navio Taipan e, até o final do ano, mais 500 unidades. De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a movimentação reforça o crescimento da demanda por este tipo de veículo, que é menos poluente e tem um consumo de energia mais eficiente. "Até agora, a chegada de carros elétricos se dava de modo mais esporádico, nunca em grandes lotes, mas acreditamos que esta seja a tendência daqui pra frente", diz. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos em todo o mundo, o dobro do ano anterior, e agora representam 10% das transações de carros novos. No primeiro trimestre de 2022 foram dois milhões de unidades vendidas. Atenta a essa movimentação, em 2020, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos, deixando o terminal preparado para atender com qualidade o crescimento da demanda por esse tipo de veículo. O terminal tem atualmente um carregador fixo instalado em um totem e outro móvel, para ser acoplado a um veículo da Companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque. A empresa está pronta para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça. Localizado no porto de Santos, o TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano. Responde por 90% da movimentação de veículos no porto santista e por 60% de todo o Brasil. É um dos mais modernos do mundo e opera com padrões internacionais de eficiência e segurança na movimentação e armazenagem de veículos leves e pesados. O terminal, que tem 16 anos de operação, é fruto de um projeto focado exclusivamente na movimentação de automóveis e rodantes de grande porte, por isso apresenta a maior produtividade do mercado brasileiro, com absoluto respeito a todas as diretrizes de qualidade e segurança determinadas pelas próprias montadoras. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. É listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quarto ano consecutivo.

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Lucro líquido da Santos Brasil no 1º semestre é o maior em dez anos: R$ 196,6 milhões

11/08/2022

São Paulo, 10 de agosto de 2022. A Santos Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com o maior lucro líquido dos últimos dez anos: R$ 196,6 milhões. A geração de caixa operacional, representada pelo EBITDA, somou R$ 392,1 milhões no período (+54,5% YoY), com margem EBITDA de 41,7%, o melhor resultado desde 2012. No 2T22, o lucro líquido foi de R$ 102,4 milhões e a margem líquida de 20,4%. No trimestre, a receita líquida consolidada cresceu 32,0% YoY, somando R$ 500,9 milhões, sendo alavancada, principalmente, pelo aumento do ticket-médio em todas as unidades de negócio, com destaque para o Tecon Santos, fruto de renegociações contratuais com clientes. O EBITDA somou R$ 213,1 milhões (+44,3% YoY) no 2T22, com margem de 42,5%, novo recorde da Companhia. Em base recorrente, o EBITDA somou R$ 213,0 milhões. As margens da Santos Brasil continuam crescendo, a despeito da pressão inflacionária sobre algumas rubricas de custos e despesas operacionais. Resultado operacional Os três terminais portuários de contêineres da Santos Brasil - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) ¿ movimentaram 644.750 contêineres (-2,1% YoY) no primeiro semestre. A contração se explica pela redução no fluxo de importação, impactado pelas dificuldades logísticas no transporte marítimo de cargas, pelo lockdown chinês e pela base comparativa atípica do 1S21, distorcida pela sazonalidade tardia de 2020, ano mais afetado pela pandemia de Covid-19. No 2T22, a movimentação consolidada nos três terminais foi de 339.159 contêineres, crescimento de 0,6% YoY, porém expressivo levando-se em consideração a forte base de comparação do 2T21 e também os impactos do lockdown. O Tecon Santos movimentou 300.592 contêineres no 2T22, crescimento de 1,5% YoY, apesar da queda de 25,4% YoY nas importações (já esperada em função dos efeitos mencionados). O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 8,5% nas exportações e de 28,5% na cabotagem. O market share da Companhia no Porto de Santos no trimestre foi de 41,7% (vs. 40,0% no 2T21). O Tecon Imbituba manteve a tendência de crescimento observada desde o início do ano, registrando a movimentação de 13.323 contêineres no 2T22 (+9,6% YoY), essencialmente de cabotagem. Já o TCG Imbituba operou 34.676 toneladas de carga geral (-65,8% YoY), reflexo dos menores embarques de celulose, além da escala pontual de um navio extra de produtos siderúrgicos no 2T21 O Tecon Vila do Conde continuou sofrendo os efeitos da escassez de contêineres vazios para exportação de cargas na zona de influência do porto. O terminal movimentou 25.244 contêineres no 2T22, queda de 12,8% YoY. O Terminal de Veículos (TEV) bateu recorde trimestral histórico, tendo registrado a movimentação de 85.053 unidades no 2T22 (+55,4% YoY), com a exportação de 77.974 automóveis (+64,6%), destacando-se os mercados do Chile e Colômbia, e importação de 7.079 veículos (-4,0% YoY). Os veículos pesados representaram 7,2% do volume total, com destaque para máquinas agrícolas e equipamentos para o setor de construção civil. No 2T22, o volume de armazenagem de contêineres na Santos Brasil Logística alcançou 19.379 unidades (+16,9% YoY), reflexo da maior captação de contêineres descarregados em terminais concorrentes para armazenagem nos CLIAs Santos e Guarujá. Além disso, os serviços de logística integrada prestados continuam crescendo, a exemplo das operações de entreposto aduaneiro, cross-docking, gestão de estoque, distribuição, entre outros. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores, a companhia vem seguindo uma trajetória de crescimento sustentável fruto de estratégias bem-sucedidas. O forte resultado financeiro alcançado deriva, sobretudo, da recomposição de preços não apenas nos serviços de cais, mas também naqueles ofertados aos donos das cargas, como armazenagem e demais serviços de logísticaa integrada, prestados principalmente pela Santos Brasil Logística", diz. Qu

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