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Operação de bebidas envolve cuidados especiais na Santos Brasil

18/12/2018

No mês de dezembro, o consumo de bebidas alcóolicas cresce em função das festas de Natal e Réveillon, mas quem olha as prateleiras dos supermercados cheias de produtos importados não imagina toda a logística e cuidados envolvidos para que o produto chegue ao consumidor em perfeitas condições e no timing correto. A Santos Brasil, referência em soluções logísticas completas do porto à porta, é a única operadora do Porto de Santos a oferecer serviços customizados de logística portuária para o segmento de bebidas alcoólicas. Desde 2015, quando começou a operar com esse tipo de carga, a empresa vem se especializando e desenvolvendo processos integrados e estruturas específicas que garantem o correto manuseio e a segurança do produto desde a sua chegada no porto, armazenamento e transporte. Além de receber os produtos em seu terminal, a Santos Brasil responde pela desova e separação das bebidas, etiquetagem e gerenciamento de estoque, colocação em palete apropriado e no padrão do cliente, embalagem, empilhamento das caixas e transporte rodoviário. Os vinhos demandam um procedimento ainda mais minucioso no momento da desova. A carga, que chega ao Centro de Distribuição em contêiner fechado, é separada de acordo com a safra da uva e reorganizada em palete padrão PBR (Palete Padrão Brasileiro Intercambiável). A Companhia segue padrões de selagem (selo de controle IPI) e etiquetagem (rótulo em português) para cada tipo de bebida. Este tipo de carga é armazenada em quadras específicas nos armazéns e centros de distribuição, onde recebem cuidados específicos de segurança e limpeza. De acordo com Wagner Tofolli, diretor comercial, a Santos Brasil conta com uma equipe altamente preparada para manusear bebidas, devido à sensibilidade e fragilidade do produto, bem como ao seu alto valor agregado. Todas as etapas do processo devem seguir à risca os padrões definidos pelo cliente, como por exemplo, cargas que necessitam de temperatura específica. Neste caso, transferimos para uma área climatiza de 400 metros quadrados. Desse total, 70% é ocupada por vinhos, diz. Somente nesse ano, a Santos Brasil etiquetou mais de 3 milhões de garrafas. A curva de crescimento da movimentação deste produto na companhia começa a crescer em junho, chegando ao pico em setembro e outubro.

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Santos Brasil bate recorde histórico em Vila do Conde

28/11/2018

O Tecon Vila do Conde, operado pela Santos Brasil, alcançou um recorde histórico de produtividade para a região norte do País no último dia 16 de novembro: 60,4 MPH (movimentos por hora) na operação de único navio. Em 10 horas de operação, foram efetuados 604 movimentos e 580 contêineres foram descarregados do navio Seatrade White. O terminal, localizado no Pará, vem acumulando marcas inéditas na sua operação. Em setembro, bateu recorde de movimentação: totalizou 10.596 contêineres movimentados durante a operação de 13 navios. Para o diretor de operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, o constante crescimento dos índices de movimentação e produtividade é resultado das melhorias conquistadas com investimentos que somam R$ 22,4 milhões no primeiro semestre de 2018, que possibilitaram a aquisição de um guindaste MHC com capacidade para içar até 125 toneladas, 10 caminhões e três empilhadeiras Reach Stacker - uma para contêineres vazios e duas para cheios. ¿Um elevado nível de serviço nas operações de cais é fundamental para suportar o crescimento da região Norte do país. O recorde é consequência dos investimentos efetuados e de uma gestão de planejamento operacional detalhado e execução rigorosa¿, destaca. Após a conclusão das obras, iniciadas em julho e previstas para chegarem ao fim no primeiro trimestre de 2019, o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres, o que permitirá maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento, já que o piso em concreto viabiliza o empilhamento de até cinco contêineres.

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Santos Brasil é a melhor empresa em gestão de resíduos do Guia Exame de Sustentabilidade 2018

22/11/2018

A Santos Brasil, referência na operação portuária de contêineres no país, recebeu o prêmio de Melhor Empresa na categoria Gestão de Resíduos do Guia Exame de Sustentabilidade 2018. Considerado um dos mais importantes do país, o prêmio reconhece as empresas que mais se destacam por suas boas práticas de responsabilidade corporativas nos âmbitos social, econômico e ambiental. A metodologia da pesquisa e a análise dos dados são realizados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Signatária do Pacto Global da ONU e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Santos Brasil adota questões chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança, redução de emissões de CO2, água, resíduos, desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção. As ações são monitoradas por um Comitê de Sustentabilidade, que utiliza indicadores para avaliar o alcance de metas e identificar avanços e oportunidades de melhoria. O Programa de Gestão de Resíduos, premiado pelo Guia Exame, foi reestruturado em 2016 e teve suas ações intensificadas a partir de 2017 de forma a obter mais eficiência ambiental. O resultado foi uma queda 15,17% na geração de resíduos não recicláveis. Além dos ganhos para o meio ambiente, a economia para a companhia nos custos que envolvem o gerenciamento dos resíduos nas unidades foi expressiva, somado R$ 142.116, 50 no ano passado. Outro braço do Programa de Gestão de Resíduos, a promoção da educação ambiental aliada à destinação de materiais metálicos em desuso também alcançou importante resultado: aumento de 17,62% dos resíduos recicláveis, com retorno de R$ 107.840,67 para a empresa. Com melhorias no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, a disseminação da cultura de sustentabilidade e a maior sinergia com parceiros e fornecedores, em 2017 as ações de logística reversa foram intensificadas, viabilizando a destinação sem custo de 104.603,50 toneladas de materiais conforme as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, o grande desafio em uma companhia é fazer com que o seu compromisso com a sustentabilidade se traduza na prática do dia a dia. "Isso só acontece quando a sustentabilidade entra na cultura da empresa e passa a fazer parte do seu negócio por meio de diretrizes e metas claras de desempenho. Hoje sabemos que além de contribuir para o meio ambiente, conseguimos reduzir custos e ficar mais competitivos com a implantação de políticas sustentáveis", diz.

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Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$ 9,1 milhões no 3T18

13/11/2018

A Santos Brasil apresentou lucro líquido de R$ 9,1 milhões no 3T18, revertendo prejuízo líquido de R$ 1,0 milhão no 3T17. No período, a receita líquida consolidada totalizou R$ 255,7 milhões, com crescimento de 23,3%. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 60,7 milhões, com margem de 23,8% e crescimento de 18,1%. O EBITDA pró-forma (R$ 40,0 milhões) cresceu 37,0%, com margem de 15,7%, e o EBITDA pró-forma recorrente (R$ 45,9 milhões) teve crescimento de 165,3%, com margem de 18,0%*. Com baixa alavancagem, a Santos Brasil encerrou o 3T18 com um saldo de caixa de R$ 247,7 milhões e caixa líquido de R$ 38,9 milhões. No trimestre, os investimentos da companhia somaram R$ 11,5 milhões, sendo R$ 3,2 milhões no Tecon Santos e R$ 7,9 milhões no Tecon Vila do Conde. De acordo com o diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, Daniel Pedreira Dorea, o sólido resultado alcançado no 3T18 é reflexo de iniciativas bem-sucedidas de diversificação na prestação de serviços logísticos de maior valor agregado. Ele cita também a consolidação e o crescimento dos serviços de navegacão operados nos terminais da Companhia, a exemplo do serviço asiático da PIL no Tecon Santos, além da continuidade de um rígido programa de controle de custos e despesas operacionais e administrativas. ¿A Santos Brasil está preparada para acelerar o ciclo de investimentos e expansão de suas operações¿, afirma. Resultado Operacional A Santos Brasil apresentou crescimento de 21,1% na movimentação de cais em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - no terceiro trimestre de 2018, totalizando 288.798 contêineres. Nas operações de longo curso, que representaram 72,5% do total movimentado no 3T18, o volume de contêineres de importação apresentou crescimento de 5,2% e o de exportação subiu 30,0% em relação ao 3T17. As operações de cabotagem cresceram 1,4% e representaram 27,5% do volume total movimentado. As operações de transbordo (longo curso + cabotagem) responderam por 37,5% do total movimentado, com crescimento de 32,4%, fruto principalmente da sinergia entre as operações Maersk e Hamburg Sud no Tecon Santos. O Tecon Santos movimentou 241.892 contêineres no 3T18, aumento de 18,2% em relação ao 3T17. A utilização anualizada da capacidade do Tecon Santos (2 milhões de TEU ao ano ¿ twenty foot equivalent unit - unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) nos nove meses do ano foi de 72%. O market share da companhia no porto de Santos cresceu de 30,3% no 3T17 para 35% no 3T18. A recuperação da participação de mercado da companhia no porto em 2018 reflete, principalmente, o crescimento do serviço asiático da PIL, iniciado em fevereiro de 2018, e das operações de cabotagem, que passaram a operar navios maiores. O Tecon Imbituba movimentou 19.991 contêineres no 3T18, volume 58,9% acima do 3T17. A movimentação de contêineres de longo curso, representada pelo serviço asiático ASAS, correspondeu a 38,3% do volume do terminal no 3T18. As operações de cabotagem corresponderam a 61,7% do total movimentado no terminal. No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados cresceu 26,5% no 3T18, atingindo 26.915 unidades. Em setembro, o Tecon Vila do Conde alcançou recorde histórico de movimentação: 10.602 contêineres. O volume de contêineres armazenados da Santos Brasil Logística aumentou 15,9% no 3T18, acompanhando o crescimento na importação no Tecon Santos. O TEV movimentou 56.118 veículos no 3T18, volume 24,2% inferior ao 3T17, reflexo principalmente do arrefecimento das exportações para a Argentina.

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Lançamentos e protótipos do Salão do Automóvel passam pelo TEV

07/11/2018

A largada para o Salão do Automóvel 2018 será dada em São Paulo, no próximo dia 8 e, pelo 11º ano consecutivo, o Terminal de Exportação de Veículos do Porto de Santos (TEV), operado pela Santos Brasil, foi protagonista da operação de descarga de modelos que vão estrear em solo brasileiro. Esses veículos são novidades no mercado e tiveram como destino concessionárias de todo o país. Suas vendas serão sincronizadas com o lançamento no evento. Mas quem vê o carro brilhando em uma exposição ou na própria loja não imagina como é detalhado e cuidadoso o trajeto do carro entre o navio e o caminhão cegonha. A atenção começa pela qualificação dos operadores que são treinados para seguir padrões internacionais e atender rigorosamente os procedimentos definidos pelas operadoras. A equipe do TEV utiliza uniforme especial, que não tem nenhum botão de metal sequer. Anéis, pulseiras, relógios ou qualquer outro adorno também não são permitidos. Até a disposição dos automóveis no pátio é pensada de forma a evitar qualquer tipo de dano: eles ficam estrategicamente armazenados nas quadras centrais do terminal. Além disso, na hora do carregamento ou descarregamento do navio, almofadas protetoras de portas são utilizadas em cada automóvel para protegê-las de riscos. Para preservar o segredo que envolve as novidades apresentadas em uma mostra como o Salão do Automóvel, outros procedimentos especiais entram na operação. Lançamentos e protótipos, por exemplo, são desembarcados em horários restritos e camuflados. Localizado à margem esquerda do estuário de Santos, ao lado do Terminal de Contêineres (Tecon Santos), também operado pela Santos Brasil, o TEV é o maior terminal de veículos do país, com capacidade operacional para 300.000 carros por ano. Entre janeiro e junho deste ano, o terminal já alcançou o número de 152.362 mil automóveis movimentados. Deste total, 93% são veículos leves. É reconhecido pelos clientes como um dos mais modernos terminais de importação e exportação de automóveis no mundo, operando com elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na armazenagem dos veículos. O terminal é fruto de um projeto focado exclusivamente na movimentação de automóveis e, por isso, apresenta a melhor produtividade do mercado, com absoluto respeito a todas as diretrizes de qualidade e segurança determinadas pelas próprias montadoras.

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Dia das Crianças - Santos Brasil incentiva filhos de funcionários a desenhar trabalho dos pais

09/10/2018

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Santos Brasil promoveu uma ação voltada aos filhos dos seus funcionários com o objetivo de aproximá-los do dia a dia do trabalho de seus pais. As crianças foram convidadas a retratar em desenhos as atividades realizadas pelos pais na companhia. Todas as obras foram reunidas em uma seção do aplicativo Viva Voz, direcionado ao público interno e, as que tiveram maior número de curtidas e comentários, ganharam o concurso. Os 20 vencedores do concurso residentes nas regiões próximas às unidades do estado de São Paulo foram contemplados junto com suas famílias com uma visita guiada ao Tecon Santos, onde puderam ver de perto toda operação do maior terminal de contêineres da América do Sul. Já os ganhadores do Tecon Imbituba, em Santa Catarina, e Tecon Vila do Conde, no Pará, receberam um kit com materiais de pintura. Os desenhos premiados ficarão expostos em todas as unidades da companhia.

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APP Viva Voz conquista mais de mil funcionários da Santos Brasil em apenas um ano

31/10/2018

O Viva Voz APP, canal digital de relacionamento interno da Santos Brasil, completou um ano em outubro tendo conquistado a adesão de um terço dos funcionários da companhia. Nesse período, 1.120 dos 3.100 funcionários da empresa já aderiram a esta plataforma inovadora para ficar por dentro das principais novidades da empresa, tirar dúvidas, consultar políticas e procedimentos, além de acompanhar os principais indicadores corporativos. O projeto, coordenado pela área de Comunicação em parceria com TI e Gente & Gestão, foi desenvolvido para tornar o aplicativo a principal plataforma de interação da empresa e seus funcionários, de forma a reforçar valores e acelerar a disseminação da cultura digital. Desafio O desafio da Santos Brasil foi o de desenvolver uma ferramenta de comunicação arrojada e eficiente para alcançar funcionários que ficam espalhados em terminais de contêineres, centros logísticos e escritórios na Baixada Santista, São Paulo, São Bernardo do Campo (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). Além disso, a plataforma deveria atrair tanto a atenção do funcionário operacional (que representa 70% do quadro da empresa e não tem acesso a computador ou e-mail corporativo) quanto do administrativo (30%), integrar os diversos sistemas internos de distribuição de informação e aos poucos substituir os canais existentes (TV, revista, mural e e-mail), propiciando também uma redução de custos. Solução Baseada nos dados de penetração do celular entre os brasileiros (168 milhões possuem smartphone, segundo pesquisa FGV; 46% o utilizam para realizar operações bancárias e 73% não saem de casa sem o celular, segundo pesquisa Opus Software), a companhia resolveu investir no desenvolvimento do seu próprio aplicativo, o Viva Voz APP, que pode ser instalado em qualquer celular com sistema Android ou iOS. O APP foi lançado em outubro de 2017, e os funcionários passaram a ter acesso em tempo real, onde quer que estejam, às informações da Santos Brasil e a poder interagir com a empresa, tirando dúvidas e consultando dados. Estudo da empresa Social Base realizado em 2017 apontava que no Brasil apenas 15% das companhias de grande porte utilizavam aplicativos para smartphone como canal de comunicação com funcionários. O desenvolvimento do sistema da Santos Brasil ficou a cargo da TheAppBuilder, empresa referência na criação de aplicativos com foco em usuários corporativos e sede na Irlanda do Norte. A etapa inicial do projeto teve como premissas prover informação, gerar integração e engajamento da equipe, facilitando a gestão do conhecimento. A facilidade de monitorar os resultados por meio de indicadores predefinidos na plataforma facilitou o desenvolvimento de ações para estimular a adesão, tais como campanhas off-line, pesquisas para identificar o que está agradando e necessidades ainda não atendidas. A inclusão das escalas de trabalho diárias e mensais, por exemplo, foi uma demanda percebida logo no início do desenvolvimento do aplicativo e que, ao ser incorporada ao sistema, rendeu adesão instantânea por parte dos funcionários já afeitos ao uso do smartphone. No primeiro ano de aplicativo, ações pontuais foram incorporadas para atrair o público. Uma delas foi a possibilidade de os usuários poderem enviar fotos em datas comemorativas para serem exibidas dentro do ambiente do APP e, às vezes, com a opção de compartilharem em suas redes sociais. As ações geraram mais acesso e o envolvimento de empregados de todos os setores. Resultados Durante este primeiro ano, a companhia publicou cerca de 25 notícias por mês por meio do sistema. A maioria delas ligada às áreas de gente e gestão, qualidade e segurança - reforçando valores, mas também informações úteis para os profissionais e para a operação. Atualmente, cerca de 50% das notícias publicadas no Viva Voz são fruto de informaç

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Santos Brasil bate novo recorde de movimentação em Vila do Conde

22/10/2018

A Santos Brasil bateu mais um recorde de movimentação no Tecon Vila do Conde. O novo índice foi conquistado no mês de setembro com o total de 10.596 contêineres movimentados durante a operação de 13 navios. A marca de 10 mil contêineres movimentados em um mês é inédita, resultado de investimentos que totalizaram R$ 22, 4 milhões no primeiro semestre de 2018. Entre as melhorias, estão a aquisição de um guindaste MHC com capacidade para içar até 125 toneladas, 10 caminhões e três empilhadeiras Reach Stacker - uma para contêineires vazios e duas para cheios. A tendência é que esses índices continuem a crescer, principalmente quando forem concluídas a pavimentação do pátio e a construção de mais três gates. Após a conclusão das obras, iniciadas em julho e previstas para chegarem ao fim em novembro deste ano, o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres, o que permitirá maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento, já que o piso em concreto viabiliza o empilhamento de até cinco contêineres.

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Serviço de longo curso ASAS completa um ano de operação no Tecon Imbituba

10/09/2018

O serviço de longo curso ASAS, que liga a Costa Leste da América do Sul à Ásia com escala semanal no Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, completou no mês de agosto seu primeiro ano de operações com resultados bastante positivos. Entre janeiro e julho de 2018, a movimentação do serviço cresceu 28% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a escala era realizada no porto de Rio Grande (RS). Para o Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Danilo Ramos, esse resultado evidencia o potencial comercial e operacional do Tecon Imbituba, que está estrategicamente localizado num porto de águas profundas e abrigado, posicionado no centro da região sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo à Florianópolis, um verdadeiro centro de massa que atrai cargas de todas as origens e destinos da região. Os principais produtos de exportação que utilizam o serviço são celulose, polímeros/polietileno, couro, madeira, carnes bovina e de aves, glicerol, farinhas, concentrados de proteínas, cerâmica e tabaco. Já na importação, as cargas são chapas/vergalhão de aço, produtos plásticos, móveis e artigos de decoração, nitratos de potássio e sódio, tecidos em geral, dióxido de titânio, autopeças, pneus e câmaras de ar, utensílios domésticos, pá carregadeira, entre outros. "Para cada 1.000 contêineres movimentados pelo serviço ASAS no porto de Rio Grande no ano passado, conseguimos ampliar a movimentação do serviço para 1.280 unidades através do Tecon Imbituba nesse ano. Essa movimentação adicional é resultado direto da confiança dos exportadores e importadores dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na capacidade do terminal em oferecer um nível de serviço elevado, segurança operacional, pois não há cancelamentos de escala por mau tempo, como frequentemente ocorre nos demais portos da região Sul, e ainda, proporcionar uma redução do custo operacional de 40% a 60% quando comparada à concorrência", ressalta o executivo.

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Santos Brasil bate recorde em produtividade

22/08/2018

A Santos Brasil bateu mais um recorde em produtividade no Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. O resultado foi conquistado na operação do navio MSC Lorettha, que registrou a marca de 243,58MPH (Movimentos por Hora). Durante o embarque e descarga do navio do armador MSC, realizado no último dia 19 de agosto, foram movimentados 1.632 contêineres em 6 horas e 42 minutos ¿ o que equivale a movimentar quatro contêineres por minuto. O recorde anterior é de 225MPH, conquistado em abril de 2015 na operação do navio MSC Bremen. O diretor de Operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, destaca que a boa performance é reflexo de um minucioso planejamento e da qualidade na execução do serviço. "Investimos sistematicamente na melhoria contínua de nossos processos, no aprimoramento das nossas equipes e no desenvolvimento de novas tecnologias para gerar eficiência para nossos clientes", diz.

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Santos Brasil encerra mais uma turma do Programa Formare Aprendiz

13/07/2018

Um total de 14 jovens, alunos da 8ª turma do Programa Formare Aprendiz da Santos Brasil, concluiu ontem, dia 12, o curso de Assistente Administrativo. O programa teve a duração de 15 meses, com aulas das 8 às 15h de segunda à sexta, ministradas por 80 voluntários nas dependências do Tecon Santos - o maior terminal de contêineres da América do Sul. A cerimônia de conclusão do curso contou com a participação de Pedro Cunha, coordenador de Conteúdo da Fundação Iochpe, e do diretor de Gente e Gestão da Santos Brasil, Alcino Therezo, do gerente geral do Tecon Santos e do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), Eduardo Linna, e da coordenadora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Patrícia Pereira. A companhia investe no Programa Formare Aprendiz desde 2009. Foi pioneira na implantação do programa no setor portuário e já formou 251 jovens. Destes, 88 foram contratados pela companhia para atuar em diferentes setores. O Programa Formare Aprendiz da Santos Brasil, realizado em parceria com Fundação Iochpe, oferece cursos profissionalizantes, reconhecido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) e direcionado aos jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. A iniciativa está alinhada à diretriz da companhia de apoiar iniciativas de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por mão-de-obra qualificada e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho. ¿Acreditamos que o investimento em educação tem o poder de transformar a vida das pessoas e as comunidades em que estamos inseridos, por isso esse projeto é tão importante para nós¿, diz a coordenadora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Patrícia Pereira.

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Santos Brasil apresenta crescimento de 16% na movimentação de contêineres no 2T18

09/08/2018

A Santos Brasil apresentou crescimento de 16% no volume de movimentação de cais em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - no segundo trimestre de 2018, totalizando 266.121 contêineres. Nas operações de longo curso, que representaram 72,9% do total movimentado no 2T18, o volume de contêineres de importação caiu 5,4% e o de exportação subiu 12% em relação ao mesmo período do ano passado. As operações de cabotagem cresceram 10,2%, respondendo por 27,1% do volume total movimentado. O Tecon Santos movimentou 228.870 contêineres no período, aumento de 11,9% em relação ao 2T17. Desconsiderando o volume do serviço ESA, que deixou de ser operado em abril de 2017, o crescimento na movimentação foi de 17%. A utilização da capacidade do terminal no primeiro semestre foi de 70,5% e o market share do Tecon Santos no porto foi de 36,6% (no 1T18 foi de 34,2% e no 2T17 de 32,9%). A evolução do market share reflete o crescimento do serviço asiático PIL, que aumentou de duas escalas mensais em março para oito escalas mensais em julho. O Tecon Imbituba movimentou 14.723 contêineres no 2T18, um crescimento de 92,5% em relação ao volume do mesmo período de 2017. O Tecon Vila do Conde cresceu 30,9% o volume de contêineres movimentados no 2T18, na comparação com o mesmo período de 2017, somando 22.528 unidades. O TEV movimentou 80.802 veículos no 2T18, um aumento de 12,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume de contêineres armazenados da Santos Brasil Logística aumentou 31,8% no 2T18 em relação ao 2T17. O crescimento do índice de retenção de contêineres de importação impactou positivamente o volume da armazenagem, bem como o crescimento dos volumes de agentes de carga e NVOCC (operações que contemplam cargas fracionadas de importação e exportação, com a prestação de serviços complementares à armazenagem tradicional). Daniel Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da companhia, ressalta a continuidade do crescimento dos volumes movimentados nos terminais da Santos Brasil e a consistente recuperação da Santos Brasil Logística. Ele destaca também a retomada da liderança de participação do Tecon Santos na movimentação de contêineres do porto. Em 2017, o término do contrato do serviço de longo curso ESA impediu que o volume de movimentação do Tecon Santos acompanhasse o crescimento do porto. Neste primeiro semestre de 2018, apesar do efeito ainda negativo da saída deste serviço, o Tecon Santos aumentou em 2,9% sua movimentação de contêineres em relação ao mesmo período de 2017, diz. Resultados financeiros Com a nova metodologia contábil que a Companhia passou a adotar no 1T18 para o arrendamento dos terminais portuários, a Demonstração de Resultados sofreu alterações devido à mudança no tratamento do arrendamento operacional (off-balance) para financeiro ¿ ou seja o EBITDA dos terminais portuários deixa de refletir as despesas com arrendamento pagas à autoridade portuária, antes representadas pela rubrica Custos de Arrendamento e Infraestrutura. Para manter a análise comparativa com períodos anteriores, a companhia calculou o EBITDA pró-forma, que equivale ao EBITDA calculado pelo método anterior. A receita líquida consolidada no 2T18 totalizou R$ 230,6 milhões, aumento de 21,6% em relação ao 2T17. O EBITDA da Santos Brasil no 2T18 foi de R$ 42,3 milhões, com margem de 18,3% (EBITDA pró-forma de R$ 21,9 milhões, margem de 9,5% e EBITDA pró-forma recorrente de R$ 27 milhões, margem de 11,7%). A companhia apresentou prejuízo líquido de R$ 4 milhões no 2T18 comparado ao prejuízo líquido de R$ 22,7 milhões no 2T17. O saldo de caixa foi de R$ 247,1 milhões e caixa líquido de R$ 29 milhões.

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Tecon Vila do Conde inicia obras de pátio e começa a operar com novo guindaste de cais

24/07/2018

Com a entrada em operação do guindaste MHC (guindaste móvel sobre pneus), a Santos Brasil conclui sua primeira rodada de aquisições de equipamentos para a modernização e ampliação do Tecon Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará. Agora, a companhia dá início à primeira fase de obras, que prevê pavimentação do pátio e a construção de mais três gates, sendo dois de entrada e um de saída. Com investimentos de R$ 17 milhões, as obras tiveram início em 16/07 e terão duração de cerca de quatro meses. Após a conclusão, o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres. A pavimentação em concreto de todo o pátio permitirá maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento, já que o piso em concreto viabiliza o empilhamento de até cinco contêineres. Outra novidade é a implementação, desde o último dia 15, do sistema de agendamento com horário marcado para entrada de caminhões com cargas para exportação no terminal. Em um segundo momento, o agendamento atenderá também os caminhões com containers vazios e entregas de importação. O sistema permitirá melhoria no fluxo de recebimento de cargas e mais previsibilidade para motoristas e clientes. O novo guindaste MHC que entrou em operação neste mês em substituição a equipamento já existente consegue carregar até dois contêineres ao mesmo tempo e tem capacidade de içar até 125 toneladas ¿ característica importante para cargas de projeto. No primeiro semestre, a companhia já tinha adquirido dez caminhões e três empilhadeiras Reach Stacker ¿ uma para contêineres vazios e duas para contêineres cheios. O projeto de modernização e ampliação do Tecon Vila do Conde vai aumentar a produtividade do terminal e elevar o nível de serviço e atendimento ao cliente. Prevê investimentos de R$ 37,2 milhões até 2019, totalizando R$ 129,04 milhões até 2033. Um total de R$ 19 milhões já foi investido no primeiro trimestre em equipamentos. De acordo com Marlos Tavares, diretor de operações da Santos Brasil, os investimentos visam a melhora do nível de serviço aos clientes. Com a entrada em operação dos novos equipamentos e do novo sistema de agendamento, a conclusão da pavimentação da primeira área do pátio e a construção dos primeiros gates, a velocidade da operação dará um salto, diz. A previsão da companhia é aumentar em 25% a capacidade de recebimento de caminhões (passando de 300 para 400 caminhões/dia) e aumentar a produtividade do terminal de 23 MPH (Movimentos por Hora) para 30 MPH.

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