• Em todo portal
  • Em Relação com Investidores

Notícias Corporativas

Santos Brasil apresenta potencial do Tecon Imbituba ao mercado gaúcho

22/08/2017

Executivos da Santos Brasil - líder na prestação de serviços portuários e logísticos para a cadeia do contêiner - se reuniram na manhã de hoje com empresários do Rio Grande do Sul para apresentar as vantagens estratégicas do terminal de contêineres de Imbituba, operado pela Companhia há nove anos, em Santa Catarina.

Participaram do evento em Porto Alegre exportadores e importadores gaúchos, além dos diretores comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho, e de Operações, Marlos Tavares, e representantes da SCPar, que administra o porto catarinense.

Com sede em São Paulo, a Santos Brasil quer atrair principalmente o interesse de empresas do Norte do Estado e da capital, oferecendo serviços com eficiência e diferenciais importantes. Um deles é o novo serviço de navegação de longo curso para a Ásia, que terá início no dia 01 de setembro, com escalas semanais para atender todo o mercado do Sul do País. Serão 13 embarcações dedicadas, entre elas o Hyundai Loyalt, maior porta-contêineres a frequentar a costa brasileira atualmente.

"A empresa aposta no desenvolvimento de negócios com o exportador/importador do Rio Grande do Sul, um estado que possui uma agroindústria forte e boas possibilidades também em outros mercados, como polo petroquímico, polo metalmecânico, automóveis, derivados de plásticos e setor fumageiro, além de maquinário agrícola", explica Tourinho. "Queremos criar uma nova alternativa de logística para a carga do Sul do País com custo benefício muito atrativo."

O terminal de contêineres de Imbituba é privilegiado por estar em uma enseada de mar aberto e de águas profundas. Isso quer dizer que pode receber os maiores navios que já acessam a costa brasileira. "A tendência no mercado da navegação é de navios cada vez maiores, proporcionando uma redução de custos e economia de escala para todos os envolvidos", complementa o executivo.

Em Imbituba, estes grandes navios não têm restrição para acesso, nem em função de calado (profundidade) e nem por mau tempo. Trata-se de um porto com baixo histórico de fechamento de barra em função do mau tempo. "Confiabilidade no serviço é fundamental para o comércio exterior", reforça o diretor de Operações, Marlos Tavares.

Além disso, o Porto de Imbituba é o mais competitivo da região do ponto de vista financeiro, com custos logísticos e portuários cerca de 30% inferiores aos concorrentes. Sua localização é estratégica, ao Sul de Santa Catarina, equidistante de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR) cerca de 360 Km, e a 90 quilômetros de Florianópolis, com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional.
Retornar ao Menu
_
Aperte ( Esc ) para sair.