• Em todo portal
  • Em Relação com Investidores

Notícias Corporativas

Santos Brasil bate recorde histórico de movimentação em seus ramais ferroviários

20/2/2017

A Santos Brasil encerrou 2016 com uma marca histórica na movimentação de contêineres em seus quatro ramais ferroviários do Tecon Santos - o maior e mais eficiente terminal da América do Sul. Foram 43.551 unidades ao longo do ano passado, representando um crescimento de 32% no comparativo com 2015, quando foram operados 32.937 contêineres. O melhor mês de 2016 foi dezembro com 4.461 unidades movimentadas.

Este resultado reflete a alta demanda de commodities conteinerizadas, com predomínio de papel e celulose, que somaram 17 mil contêineres, provenientes das regiões de Suzano (SP) e Três Lagoas (MS). De acordo com o diretor executivo de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas, os investimentos em tecnologia também impulsionaram a performance do modal ferroviário.

"Implantamos no segundo semestre uma ferramenta inovadora e pioneira no Porto de Santos, denominada Twin Pick, que dobrou a produtividade de nossas operações ferroviárias com a descarga e o embarque simultâneos de dois contêineres de 20 pés. Um ganho importante com o novo sistema é que agora conseguimos operar uma composição com 50 contêineres de 20 pés em cerca de uma hora e meia, o que antes era demorava, em média, três horas", salienta o executivo, que se mostra otimista para 2017. "Com o aumento das exportações, a expectativa é que possamos melhorar nosso desempenho neste ano", complementa.

A operação logística por ferrovia é uma das apostas da Santos Brasil há, pelo menos, quatro anos. A companhia tem aproveitado a vantagem competitiva de operar o único terminal com quatro ramais no Porto de Santos e o cenário de oportunidades no setor ferroviário no País, hoje oferecendo custos atrativos ao cliente.

Vale destacar ainda que o modal ferroviário se estabelece como uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos. Para se ter uma ideia, cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões. Além disso, reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente e está diretamente alinhado aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e à Política de Sustentabilidade da Santos Brasil.
Retornar ao Menu
_
Aperte ( Esc ) para sair.