• Em todo portal
  • Em Relação com Investidores
Imprimir

Valor Social





A Santos Brasil procura evoluir sempre em suas relações com as comunidades nas quais está presente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessas localidades. A partir desse posicionamento, estrutura e apoia iniciativas de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade.

Formare Aprendiz Santos Brasil

Em parceria com a Fundação Iochpe, a Santos Brasil mantém o Programa Formare Aprendiz Santos Brasil, que oferece um curso reconhecido pelo MTE para jovens em situação de desvantagem sócio econômica. As aulas são ministradas por cerca de 140 funcionários dentro da empresa. Anualmente, duas turmas de aproximadamente 20 alunos cada são formadas na cidade do Guarujá (SP). Os alunos têm entre 18 e 19 anos e recebem, além de uniforme e alimentação, um salário mínimo. O projeto iniciou em 2008 e já formou 205 alunos. Destes, 60% estão empregados e todos deram continuidade aos estudos em cursos técnicos ou faculdades. A remuneração inicial média desses jovens é cerca de 30% acima do salário inicial para quem entra no mercado de trabalho. A iniciativa visa inclusão social e capacitação de profissionais para o mercado portuário e logístico, além do estímulo ao voluntariado.

 

Projeto Esportivo Educacional Settaport - Guarujá e Santos

O projeto desenvolvido pela Fundação Settaport conta com o nosso patrocínio desde 2012 e tem atuação nas cidades de Guarujá e Santos. Seu principal objetivo é democratizar o acesso ao esporte educacional e promover a inclusão social de crianças e adolescentes da região. O projeto oferece aulas de futebol e judô e beneficia cerca de 190 alunos, entre 06 e 13 anos. A parceria engloba também outras iniciativas, como participações em eventos, competições esportivas, orientações de higiene bucal, visitas sócios educacionais, ações de integração familiar e oficinas de geração de renda para as mães dos alunos assistidos.

Comunidade Nostra Aldeia

Realizado desde agosto de 2012, em parceira com a Associação Palavra de Vida, instituição responsável pelo desenvolvimento do projeto social Nostra Aldeia na comunidade Aldeia, no Guarujá, vizinha ao Terminal de Veículos (TEV). O projeto oferece aulas de jiu-jítsu e inclusão digital para cerca de 100 crianças e adolescentes da comunidade e conta com a participação de voluntários da Companhia. A parceria também engloba outras iniciativas, como passeios socioculturais, orientação de higiene bucal, patrocínio dos alunos do projeto em Campeonatos Regionais de Jiu-Jítsu e oficinas de geração de renda para as mães dos alunos assistidos.

Guerreiros Sem Armas

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social por meio de iniciativas eficientes, inovadoras e sustentáveis, o programa de empreendedorismo social, desenvolvido pelo Instituto Elos e apoiado pela Santos Brasil em 3 edições, tem como objetivo formar jovens para transformar realidades em qualquer lugar do mundo, Em 2012, 59 jovens de 19 países realizaram um mutirão de quatro dias com os moradores das comunidades Aldeia, no Guarujá, e Morro São Bento e Vila Santa Maria, em Santos. Além do Brasil, eles vieram dos seguintes países: Argentina, Peru, Colômbia, Guiné Bissau, Egito, Índia, Quênia, Curaçao, México, Ruanda, África do Sul, Suíça, Holanda, Eslovênia, Canadá, Gana, Turquia e Zimbábue.

 

Eu Sou Voluntário

A Santos Brasil incentiva seus funcionários a realizarem ações voluntárias e acredita que a dedicação de tempo e talento em prol do voluntariado traz resultados e transformações positivas ao mundo em que vivemos. Além de envolver o público interno na atuação como empresa socialmente responsável, a iniciativa fortalece o vínculo dos funcionários com os projetos de responsabilidade social desenvolvidos  e com as comunidades onde a empresa está inserida. Atualmente, cerca de 250 funcionários estão engajados em projetos e ações de voluntariado direcionados pela Companhia.

 

Campanhas de Solidariedade

Com o objetivo de estimular a solidariedade entre os funcionários, a empresa desenvolve campanhas durante o ano como a de arrecadação de agasalhos, brinquedos e de alimentos, entre outras ações de mobilização.

 

Estaleiro Musical de Guarujá

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoiado pela Santos Brasil, o projeto de inclusão social por meio da música, de autoria do Groove Allegro, está sendo desenvolvido em Vicente de Carvalho, com os alunos da comunidade. A iniciativa tem como objetivo a formação de um pólo musical na comunidade, onde profissionais renomados da música instrumental ministram aulas de instrumentos de percussão.

 

Projeto "O Porto de Santos e a História do Brasil"

Desenvolvido pela Santos Brasil em parceria com a Neotropica Editora Multimídia, o projeto foi criado para auxiliar professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio em sala de aula. Conta com três peças: um DVD interativo (documentário), um manual para os professores, e um mapa com referências históricas. Todas reúnem informações de interesse histórico e cultural e utilizam o porto e a região do estuário como fio condutor da história. Foi distribuído para toda a rede pública (municipal e estadual) da região metropolitana da baixada santista.

Política de Sustentabilidade

Consciente da importância e da necessidade de uma atuação socioambiental responsável, assim como de seu papel no desenvolvimento social e econômico das regiões em que está presente, a Santos Brasil baseia suas ações, iniciativas e decisões de negócios em uma Política de Sustentabilidade, alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU.

Saiba Mais
 
Retornar ao Menu
_
Aperte ( Esc ) para sair.