• Em todo portal
  • Em Relação com Investidores

Valor Ambiental

ambiental_residuos.jpg A Santos Brasil apoia iniciativas internas e externas para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente.

Por este motivo, a empresa mantém em seus objetivos e metas, programas para a redução desses indicadores, como emissões de dióxido de carbono (CO2) e o lançamento de efluentes tratados nos corpos hídricos. Além disso, todas as unidades operacionais da empresa adotam sistema de gestão baseado na norma ISO 14001.

No Porto de Santos, por exemplo, a empresa é pioneira em gestão ambiental. Conheça nossos programas.

Programa Frota Verde

O Programa Frota Verde contribui para a redução relativa (por quilômetro rodado dos veículos). Todos os veículos da Santos Brasil passam por testes anuais de opacidade, para assegurar um nível mínimo de emissão de poluentes.

Nos últimos três anos, a Companhia investiu R$ 21 milhões na modernização de sua frota, composta por 143 caminhões e 228 reboques, priorizando veículos mais eficientes, tanto operacional quanto ambientalmente. O processo denominado Compra Verde, para aquisição de caminhões, prima pelos modelos dotados de sistema de pós-tratamento de gases com Redução Catalítica Seletiva (SCR), que respeitam as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Mais de 70% dos veículos da frota da Santos Brasil já atendem à norma Euro 5, que determina a redução de emissões de veículos a diesel. A empresa também coloca à disposição o combustível S-10 (que emite menos enxofre na atmosfera) com preço acessível aos agregados para execução do transporte rodoviário.

Programa Motorista Sustentável

A Santos Brasil incentiva os motoristas de sua frota própria a atuarem como corresponsáveis no uso do combustível e na diminuição da emissão de poluentes. Esse controle ocorre mensalmente, por meio de monitoramento e divulgação da média de consumo de combustível de cada profissional, dentro do Programa Motorista Sustentável.

A iniciativa premia os motoristas pelo desempenho no exercício de suas atividades.

Gestão de Efluentes e Resíduos

A Santos Brasil busca continuamente as melhores práticas para o destino de seus resíduos, com homologação de seus fornecedores e monitoramento da destinação final, para prevenir impactos ao meio ambiente.

Os efluentes sanitários do Tecon Santos, por exemplo, são tratados em Estação de Tratamento (ETE) própria, antes do descarte no canal marítimo. Já os efluentes oleosos da unidade recebem tratamento em estação físico-química, também própria, com capacidade diária de 41,3 m3.

Para os efluentes sanitários gerados nas unidades da Logística e do Tecon Imbituba são utilizadas fossas, cujos resíduos são coletados mensalmente e encaminhados para tratamento em unidades regionais próprias. O efluente sanitário do Tecon Vila do Conde é tratado pela Companhia Docas do Pará (CDP), por meio de sistema próprio. No caso dos efluentes oleosos, as unidades os segregam por meio do Sistema Separador de Água e Óleo (SAO), tratam o material e promovem coleta e análises das águas residuárias (efluente tratado) em laboratório credenciado e certificado.

Para cumprir com o compromisso na eficiência das operações, a empresa possui ainda sistemas de tratamento terciário, que permitem o reaproveitamento de água em vasos sanitários, jardins e lavagem de equipamentos. No Tecon Santos, o tratamento terciário possibilita o reaproveitamento de 100m³ de água por dia, dos quais 60m³ são armazenados e usados nas obras e na jardinagem.

A Santos Brasil também promove a coleta seletiva, com o objetivo de diminuir a geração de resíduos em suas unidades operacionais e escritórios administrativos.

Educação Ambiental

A Santos Brasil contribui para o fortalecimento da consciência ambiental de seus funcionários, além de apoiar projetos nas regiões nas quais estão instaladas suas unidades de negócio.

Anualmente a empresa realiza a Jornaada Ambiental, um programa alinhado com a política de Sustentabilidade da companhia, que tem como uma de suas diretrizes evitar impactos negativos ao meio ambiente e estimular seus stakeholders a adotarem uma conduta ambientalmente responsável.

Ao todo, a empresa já capacitou 250 funcionários para atuarem como agentes multiplicadores de temas como educação ambiental, uso racional da água, reciclagem e uso correto do lixo eletrônico.

Lavagem a seco

Adotada desde maio de 2014, a lavagem a seco de veículos e equipamentos para transportes rodoviários - modelo pioneiro no Porto de Santos - é uma iniciativa que inclui a frota dos dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) e um Centro de Distribuição da Santos Brasil, totalizando 143 caminhões e 228 semirreboques.

A técnica utiliza pano umedecido em um produto biodegradável. Uma equipe de cinco pessoas consegue lavar de sete a oito veículos por dia.

Além dos ganhos para o meio ambiente com a economia de água, a lavagem a seco proporciona redução das emissões de gases poluentes. Isso porque, os veículos não precisam se deslocar até os estabelecimentos credenciados para lavagem; é possível lavá-los nas unidades logísticas da empresa.

No Clia Santos, há ainda o reaproveitamento de água de chuva para lavagem de máquinas na oficina.

Proteção à Baleia Franca

A Santos Brasil tem parceria com a ONG Projeto Baleia Franca, que atua na proteção, conservação e recuperação populacional das baleias francas em águas brasileiras. A empresa apoia as pesquisas e monitoramento dessa espécie em risco de extinção.

Valor Social

A Santos Brasil faz questão de realizar ações que beneficiem tanto seus funcionários quanto moradores das comunidades onde está presente.

 
Retornar ao Menu
_
Aperte ( Esc ) para sair.