• Em todo portal
  • Em Relação com Investidores
Imprimir

Qualidade e Segurança

Proteger o patrimônio de seus clientes, parceiros, visitantes e colaboradores sempre foi uma questão fundamental para a Santos Brasil. Ferramentas de última geração e funcionários altamente capacitados auxiliam o desafio de zelar pelas regras de segurança, integridade física e patrimonial, sem comprometer a qualidade dos serviços.

Confira algumas das medidas de segurança e padrões de qualidade adotados pela companhia:

  1. Segurança Eletrônica - por meio de gravação de imagens e dados diversos, emite registros das pessoas e veículos que circulam em todas as áreas sob a responsabilidade da Santos Brasil.
  2. Os equipamentos de comunicação operam 24 horas e, sempre que necessário, a Alfândega ou a Polícia Federal são acionadas, assim como a Delegacia Especial de Polícia Marítima (Depom) e o Plano de Apoio Mútuo de Guarujá, (Pamg). A área conta também com um rádio comunicador, ligado 24 horas à rede do Pamg, para chamadas de emergências que envolvam o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
  3. A empresa conta ainda com Diálogo Diário de Segurança (DDS), auditorias internas, inspeções regulares, treinamentos e campanhas de conscientização, Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP), Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP), Análise Preliminar de Risco (APR) e equipe de emergência devidamente dimensionada e treinada para atender a qualquer tipo de ocorrência de caráter emergencial.
  4. A área de Logística é parceira do Programa Atuação Responsável desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O projeto é reconhecido como um programa de Responsible Care® pelo Conselho Internacional das Associações da Indústria Química (ICCA).
  5. O controle de veículos e cargas que entram e saem do Tecon Santos via terrestre é feito por Optical Character Recognition (OCR), que verifica a placa do caminhão e o número do contêiner.
  6. A identificação dos motoristas que chegam aos terminais da Santos Brasil é feita por sistema de biometria, ou seja, só tem acesso à unidade aquele que tiver sua digital cadastrada no sistema e confirmada no momento da entrada.
  7. A armazenagem, assim como o controle e o planejamento do embarque e desembarque de contêineres, é realizada por meio de um sofisticado sistema de planejamento logístico (Navis), que utiliza softwares específicos para fazer as reservas no pátio, agrupando-os por ordem de descarga nos portos.
  8. Todos os guindastes do Tecon Santos contam com sistema de localização (DGPS) ligado a uma rede outdoor wireless, que dispara a ordem do sequenciamento de embarque para carretas, empilhadeiras e guindastes aos mais de 500 coletores de dados da unidade.

ISO 14001:2004

Unidades Certificadas:  Tecon Santos, Tecon Imbituba e Tecon Vila do Conde

A certificação ISO 14001 estabelece uma série de diretrizes desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) para que uma organização possa controlar possíveis impactos ambientais de seu negócio, além de indicar ações para propiciar melhora contínua de suas operações.

A Santos Brasil passou por processos de treinamento de pessoal, monitoramento de atividades e auditorias internas para que a certificação fosse instituída em seu negócio. A empresa segue as normas estabelecidas desde março de 2000 para as atividades de operações portuárias, unitização, desunitização e armazenagem de carga conteinerizada, veículos e carga solta.

 

ISO 9001:2008

Unidades Certificadas: Tecon SantosTecon ImbitubaTecon Vila do Conde e Logística

A certificação ISO 9001 estabelece uma série de diretrizes para melhorar a gestão da qualidade de uma empresa. Desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), as normas auxiliam no desenvolvimento dos processos internos, oferecem maior capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, além de verificarem o grau de satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores.

A Santos Brasil passou por processos de treinamento de pessoal, monitoramento de atividades e auditorias internas para que a certificação fosse instituída em seu negócio para as atividades de operações portuárias, unitização, desunitização e armazenagem de carga conteinerizada, veículos e carga solta.

As unidades do Grupo Santos Brasil foram certificadasna norma ISO 9001 conforme abaixo:

- Tecon Santos desde agosto de 2002

- Tecon Imbituba desde dezembro de 2009

- Tecon Vila do Conde desde agosto de 2009

- Logística desde abril de 2009

 

OHSAS 18001:2007

Unidade Certificada:  Tecon Santos

O Tecon Santos foi recomendado pela equipe de auditores da entidade certificadora a receber o certificado OHSAS 18001 - padrão internacional que avalia o sistema de gestão da corporação, com o foco voltado para a saúde e segurança do trabalho.

A recomendação atesta ao compremetimento da Santos Brasil no atendimento dos requisitos de segurança, saúde ocupacional e prevenção e controle de risco das atividades desenvolvidas pela companhia no Porto de Santos. Segundo os auditores, que estiveram na localidade, o sistema de gestão adotado no Tecon Santos está acima da média dos padrões de mercado.

A certificação OHSAS 18001 atesta que a empresa possui ferramentas que possibilitam atingir, controlar e melhorar o nível do desempenho da saúde e segurança do trabalho sistematicamente.

O Tecon Santos é certificado desde dezembro de 2010.

 

SASSMAQ:2014

Unidade Certificada:  Logística

O Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) tem por objetivo reduzir progressivamente os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, com a assinatura do termo de compromisso do Programa Atuação Responsável pela Indústria Química, essa se compromete a operar somente com operadores logísticos avaliados no SASSMAQ.

Desde 2003, a Santos Brasil Logística atua como parceira das indústrias químicas, assumindo compromisso com o Programa Atuação Responsável e periodicamente é avaliada. Essa avaliação permite que a empresa continue habilitada a transportar produtos químicos de seus clientes.

 

ISPS CODE

Unidade Certificada:  Tecon Santos

Em 2005, o Tecon Santos implementou o Plano de Segurança Pública Portuária e passou a seguir o código internacional de proteção de navios e instalações portuárias, o que lhe garante habilitação para operar com navios porta-contêineres e de carga geral empregados no tráfego marítimo internacional.

Empresa

A Santos Brasil é uma prestadora de serviços portuários e logísticos do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres, a empresa opera o Tecon Santos e o Terminal de Veículos (TEV), no Porto de Santos (SP), além dos terminais em Vila do Conde (PA) e em Imbituba (SC), onde também está localizado o Terminal de Carga Geral. Conta ainda com a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais, viabilizando o atendimento aos clientes de diversos segmentos, em todas as etapas da cadeia logística.

Saiba Mais
 

Código de Conduta

Conheça o Código de Conduta da Santos Brasil.

Saiba Mais
 
Retornar ao Menu
_
Aperte ( Esc ) para sair.