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  • 23/2/2016 |
Armador francês Marfret é o novo cliente do Tecon Vila do Conde

O armador francês Marfret é o mais novo cliente do Tecon Vila do Conde, operado pela Santos Brasil no Pará. Em uma joint venture com a CMA CGM, a Marfret passou a escalar o terminal paraense com duas embarcações para integrar o serviço NEFGUI, de periodicidade semanal, que leva cargas diretamente para portos da Europa, como Algeciras, Tilburg, Rotterdam, Le  Havre, Philipsburg, Port of Spain, Degrad das Cannes.

A primeira escala dos navios da Marfret ocorreu no último dia 01 com a embarcação Marfret Marajó. No próximo dia 29, será a vez do Marfret Guyane atracar pela primeira vez em Vila do Conde. A estimativa de movimentação desta linha é de aproximadamente 2,5 mil TEU por mês.

De acordo com o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho, este incremento visa atender aos importadores e exportadores da região Norte, concorrendo para a consolidação do porto local como importante peça para o comércio exterior brasileiro.

O Tecon Vila do Conde é o primeiro terminal portuário de uso público operado pela iniciativa privada e está localizado em uma região com grande capilaridade hidroviária, que favorece linhas de cabotagem. Sua proximidade das principais rotas marítimas internacionais garante acesso a todos os continentes de maneira direta ou por meio de hub ports (portos concentradores) do Caribe. Situado no município de Barcarena, no delta do Rio Amazonas, este terminal tem área de 103 mil quadrados e 254 metros de cais acostável.

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  • 18/2/2016 |
Frota Verde da Santos Brasil reduz 11% emissão de gases ao meio ambiente

Uma das principais iniciativas e parte integrante da estratégia de Sustentabilidade da Santos Brasil, o Programa Frota Verde vem diminuindo a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. Desde o final de 2014, a redução relativa (por quilômetro rodado dos veículos) foi de aproximadamente 11%.

Nos últimos três anos, a Santos Brasil investiu R$ 21 milhões na modernização de sua frota, composta por 143 caminhões e 228 reboques, priorizando veículos mais eficientes, tanto operacional, quanto ambientalmente. O processo denominado "Compra Verde", para aquisição de novos caminhões, prima pelos modelos dotados do sistema de pós-tratamento de gases com Redução Catalítica Seletiva (SCR), que segue normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Atualmente, 90% da frota de caminhões usa o diesel S-10, que emite menos enxofre na atmosfera. Mais de 70% dos veículos da frota já atendem à norma Euro 5, que determina a redução de emissões de veículos a diesel.

Além disso, a Santos Brasil incentiva os motoristas de sua frota própria a serem corresponsáveis pelo uso do combustível e pela diminuição da emissão de poluentes. Este controle ocorre mensalmente, por meio de monitoramento e divulgação da média de consumo de combustível de cada motorista.

A iniciativa, conhecida internamente como "Motorista Sustentável", reconhece os funcionários mais eficientes neste aspecto com uma bonificação financeira. "A média de Km rodado por litro vem melhorando mês a mês. No início do último semestre de 2015, por exemplo, foram 2,61 Km rodados a cada litro abastecido, contra 2,43 Km em janeiro, o que representa um ganho de eficiência de cerca de 7%", explica o gerente executivo de transporte rodoviário da Santos Brasil, Wendell Fernandes.

"Temos um compromisso com a sustentabilidade", complementa a gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando. "O desafio é fazer com que a gestão sustentável se traduza na prática do dia a dia."

Preocupada com a crise hídrica, a companhia decidiu adotar, há pouco mais de um ano, a lavagem a seco de seus veículos. Neste sistema, a água é substituída por produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. Uma equipe de cinco pessoas consegue lavar de sete a oito veículos por dia. Além dos ganhos para o meio ambiente com a economia de água, a lavagem a seco proporcionou a redução das emissões de gases poluentes.

Quando eram lavados com o método convencional, os caminhões precisavam ser deslocados até um estabelecimento credenciado, localizado em São Vicente (SP). Agora, é possível lavá-los dentro das unidades logísticas da Santos Brasil, reduzindo, assim, o tráfego destes veículos nas rodovias da Baixada Santista. Também com a lavagem a seco, os caminhões são limpos em cerca de uma hora e ficam à disposição para ser operados mais rapidamente.

A iniciativa permitiu até o momento uma economia de 2,8 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de dez anos. Este resultado representa 13% de toda a água consumida no ano passado pelas unidades de logística da Santos Brasil. "Buscamos exceder as expectativas de nossos clientes e ao mesmo tempo melhorar nosso desempenho ambiental", finaliza a executiva da companhia.

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  • 15/1/2016 |
Santos Brasil conquista novo cliente no Tecon Vila do Conde e se fortalece na região Norte do País

São Paulo, 11 de janeiro de 2016 - A partir deste mês, a Santos Brasil passa a atender em seu terminal de Vila do Conde (PA) o serviço NFGUI, do armador francês CMA CGM. Com isso, a operação paraense irá ultrapassar em 2016 a marca dos 100 mil TEU movimentados. A primeira escala ocorrerá no dia 25 com o navio Marseille.

Com periodicidade semanal, o novo serviço tem como origem o Norte da Europa, cruza o Caribe, passa pela Guiana e chega ao Brasil, onde faz escala em Vila do Conde, Fortaleza e Natal. A estimativa de movimentação desta linha é de aproximadamente 2,5 mil TEU por mês.

O aumento da produtividade em Vila do Conde, os investimentos em tecnologia e infraestrutura e a homologação do sistema de janelas de atracação foram fatores fundamentais para a conquista do novo serviço. "O trabalho em equipe tem sido essencial para dar sustentação ao crescimento contínuo da operação", argumenta o gerente executivo do Tecon Vila do Conde, Ricardo Medina.

Em novembro último, o Tecon Vila do Conde alcançou o sexto recorde consecutivo de produtividade mensal, com o índice de 27,36 MPH e 4.186 movimentos. A performance ascendente confirma o terminal da Santos Brasil como um dos mais competitivos e preparados para atender à expansão da atividade portuária na região Norte do País, segundo Medina.

No que diz respeito a TI, um dos investimentos mais recentes foi a ampliação da rede sem fio, que garante a eficácia do funcionamento dos coletores instalados nas carretas em agosto do ano passado. Atualmente, o sinal cobre 100% do pátio e 90% do cais. O próximo passo é migrar as informações automatizadas para o Portal do Cliente para que a operação possa ser acompanhada em tempo real.

O Tecon Vila do Conde é o primeiro terminal portuário de uso público operado pela iniciativa privada e está localizado em uma região com grande capilaridade hidroviária, que favorece linhas de cabotagem. Sua proximidade das principais rotas marítimas internacionais garante acesso a todos os continentes de maneira direta ou por meio de hub ports (portos concentradores) do Caribe. Situado no município de Barcarena, no delta do Rio Amazonas, este terminal tem área de 103 mil quadrados e 254 metros de cais acostável.

Empresa

A Santos Brasil é uma prestadora de serviços portuários e logísticos do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres, a empresa opera o Tecon Santos e o Terminal de Veículos (TEV), no Porto de Santos (SP), além dos terminais em Vila do Conde (PA) e em Imbituba (SC), onde também está localizado o Terminal de Carga Geral. Conta ainda com a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais, viabilizando o atendimento aos clientes de diversos segmentos, em todas as etapas da cadeia logística.

 

Código de Conduta

Conheça o Código de Conduta da Santos Brasil.

 
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